Possui Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1976). É Especialista em Urologia pela Sociedade Br...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Dor nos testículos?
A dor nos testículos é o desconforto em um ou ambos os testículos. Ela pode se situar apenas no testículo ou propagar-se para outras regiões (baixo abdômen, raiz da coxa e para a região lombar). Pode ser uma dor aguda, repentina ou crônica, que se arrasta por vários dias.
Causas
Causas de dor nos testículos
A dor no testículo pode ter origem em diversas possíveis causas. Os testículos são muito sensíveis, e até mesmo uma pequena lesão pode causar dor ou desconforto. Dor nos testículos pode surgir a partir do próprio testículo ou de outras estruturas situadas dentro do escroto, como o pequeno órgão auxiliar por trás do testículo, chamado de epidídimo, ou de dilatação das veias que acompanham o testículo, chamada varicocele.
Saiba mais: Pênis com verrugas e cheiro forte pode indicar doenças na área íntima
Às vezes, o que parece ser dor nos testículos pode ser reflexo de outro problema situado fora do escroto, como pedras nos rins e algumas hérnias. A causa da dor testicular nem sempre pode ser identificada.
É importante diferenciar a dor testicular aguda, que aparece repentinamente, associada ou não a outros sintomas como febre ou náuseas, da dor testicular crônica, que é aquela que nos acompanha por vários dias, geralmente de intensidade menor e mais difusa. A primeira está associada a patologias mais graves, embora não se deva desvalorizar nenhum quadro de dor testicular.
As causas da dor testicular ou dor na região do testículo podem incluir
- Neuropatia diabética (lesões nos nervos causados pelo diabetes)
- Epididimite (inflamação dos testículos)
- Gangrena
- Púrpura de Henoch-Schönlein (inflamação dos vasos sanguíneos)
- Hidrocele (acúmulo de líquido que provoca o inchaço do escroto)
- Dor testicular idiopática
- Hérnia inguinal
- Cálculo renal
- Caxumba
- Orquite (testículos inflamados)
- Testículo retrátil
- Massas escrotais
- Espermatocele (acúmulo de líquido no testículo)
- Testículo lesão ou golpe para os testículos
- Câncer de testículo
- Torção testicular
- Criptorquidia
- Infecção urinária
- Varicocele
- Vasectomia
Diagnóstico
Diagnóstico de dor nos testículos
O médico fará um exame físico com ênfase na virilha, nos testículos e no abdômen. Para ajudar a diagnosticar a causa da dor, ele também fará perguntas sobre seu histórico clínico. O médico deverá pedir alguns exames, dentro deles os mais comuns são:
Exames para dor nos testículos
- Ultrassonografia dos testículos
- Urinálise e urocultura
- Exame das secreções prostáticas
Na consulta médica
Para o consultório médico, leve todas as suas dúvidas anotadas e procure tirar todas elas com o especialista. Descreva todos os seus sintomas em detalhes para que ele possa realizar corretamente o diagnóstico.
Saiba mais: 11 atitudes que facilitam a consulta médica
Esteja preparado, também, para responder às perguntas que o médico poderá lhe fazer, como essas:
- Há quanto tempo você sente dor nos testículos?
- A dor é em um só testículo ou em ambos?
- Onde dói exatamente?
- A dor começou de maneira repentina ou gradual?
- A dor é constante ou intermitente?
- Qual é a intensidade da dor?
- A dor está piorando ou melhorando?
- A dor se irradia para o abdome ou para as costas?
- Você teve alguma lesão ou infecção recente?
- Você já teve alguma doença sexualmente transmissível?
- O que faz a dor piorar?
- Alguma coisa alivia a dor?
- Você tem outros sintomas como inchaço, vermelhidão, alteração na cor da urina, febre ou perda de peso não intencional?
Buscando ajuda médica
Dentre as muitas causas citadas acima, algumas requerem cuidados especiais, pois estão associadas a riscos imediatos ou sequelas permanentes. Procure um médico imediatamente ou vá para o pronto-socorro se:
- A dor for intensa ou repentina
- Tiver sofrido uma lesão ou trauma no escroto e ainda sentir dor ou estiver inchado depois de uma hora
- A dor for acompanhada de náusea e vômito
- Sentir um nódulo no escroto
- Tiver febre
- O escroto estiver quente, sensível ao toque ou vermelho
- Tiver entrado em contato com alguém com caxumba
Saiba mais: Vasectomia é mais simples que laparoscopia e não interfere na libido
Tratamento
Tratamento para dor nos testículos
Uma dor nos testículos pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.
Algumas causas de dor nos testículos, como a torção testicular, podem levar à perda do órgão ou à infertilidade se não forem tratadas imediatamente. No caso da torção, se não tratada adequadamente, pode haver perda da função testicular. As infecções também devem ser examinadas e tratadas rapidamente e estão associadas a graus variáveis de infertilidade. Se a infecção for causada por bactéria, o médico receitará um antibiótico.
Remédio para dor nos testículos
Os medicamentos mais comuns no tratamento de dores nos testículos são:
- Dipirona
- Paracetamol
-
Ibuprofeno
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Cuidados
Como aliviar dor nos testículos?
Para causas não urgentes de dor nos testículos, como pequenas lesões e acúmulo de líquido, as seguintes medidas caseiras podem ser tomadas para reduzir o desconforto e o inchaço:
- Sustente o escroto usando uma coquilha
- Aplique gelo no escroto
- Tome banho morno se houver sinal de inflamação
- Quando estiver deitado, coloque uma toalha enrolada debaixo do escroto
- Experimente tomar analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno. NÃO dê ácido acetilsalicílico a crianças
Saiba mais: Acerte os hábitos e combata as pedras nos rins
Convivendo (Prognóstico)
Uma dor no testículo não é algo comum, por isso, sempre merece atenção médica. Marque uma consulta se ela for recorrente e também se sentir sintomas associados a essa dor, como febre, vômito e enjoo.
Referências
Sociedade Brasileira de Urologia: associação científica sem fins lucrativos, representativa dos médicos brasileiros especializados em Urologia, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino
Mayo Clinic: organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo atendimento especializado e integral a todos que precisam de cura