Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com especialização em Urologia pela UNESP. É pós-graduad...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Médico urologista e doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), também é membro da...
iO que é Urina com sangue?
A urina com sangue, também chamada de hematúria ou hemoglobinúria, geralmente representa um sinal de problema no sistema urinário, principalmente quando é possível notar alterações na cor do xixi a olho nu. Pode estar relacionada à menstruação em mulheres ou então a infecções do trato urinário e a cálculos renais.
O normal é que a urina esteja sempre na cor amarelo-claro porque, mesmo eliminando um milhão de hemácias por dia, ela não deve assumir tons avermelhados. Porém, nem sempre esse tipo de mudança precisa ser motivo de preocupação, sobretudo quando ocorre em pequenas quantidades e por um período curto (menos de 24 horas).
Causas
Causas da urina com sangue
Há muitas causas da urina com sangue. As mais comuns são as infecções e inflamações urinárias e os cálculos renais (pedras). Apesar disso, a origem do problema pode estar em qualquer parte do trato geniturinário, incluindo os rins, os ureteres e a bexiga. Um aumento da próstata, por exemplo, muito comum em homens depois dos 50 anos, pode se manifestar a partir de urina com sangue.
Saiba mais: Cor da urina pode revelar doenças renais ou do fígado
Entre as causas renais e do trato urinário que podem causar urina com sangue estão:
- Câncer de bexiga, câncer de próstata ou câncer de rim
-
Cálculo renal, ureteral ou na bexiga
-
Doença renal após uma infecção de garganta por estreptococo (chamada glomerulopatia)
-
Insuficiência renal
-
Infecção de bexiga, rim, próstata ou uretra
-
Inflamação da bexiga, uretra, próstata ou rim
-
Lesão na bexiga ou no rim
-
Doença renal policística
-
Doenças autoimune: lúpus, microhematúria paroxística noturna
-
Procedimento recente no trato urinário, como cauterização, circuncisão, cirurgia ou biópsia de rim, bexiga ou próstata
Se os órgãos da região estiverem bem, o médico poderá verificar se existe um distúrbio hemorrágico que possa estar causando esse sangramento, ou seja, se o problema está na capacidade de coagulação sanguínea e não no trato urinário.
As causas relacionadas a distúrbios do sangue incluem:
- Distúrbios de coagulação (como hemofilia e leucemia)
-
Baixa contagem de plaquetas, chamada plaquetopenia (acontece na dengue hemorrágica)
-
Medicamentos que afetam a coagulação
-
Anemia falciforme.
É possível ainda que a urina avermelhada não esteja relacionada a nenhum problema de saúde, se apresentando como resultado de uma prática excessiva de atividades físicas, de menstruação, da ingestão de alimentos avermelhados, incluindo a beterraba, e do consumo de alguns remédios, como anticoagulantes.
Como identificar?
O grande problema é que não existe um jeito fácil de saber quando a urina em tom avermelhado está relacionada a um problema de saúde ou não. Por isso, pode ser muito difícil, por exemplo, saber se o quadro é sangue na urina ou menstruação.
Em caso de dúvida, o indicado é esperar 24 horas para ver se a cor do xixi voltará ao normal. Se isso não acontecer, é melhor procurar ajuda profissional.
Para o médico Danilo Galante, toda suspeita de hematúria merece atenção. “Ela tem que ser avaliada, principalmente em pacientes acima de 50 anos e fumantes, que compõem o grupo de risco para tumor de bexiga - a maior preocupação de qualquer urologista”, completa.
Tipos
Tipos de urina com sangue
O sangue na urina pode ser dividido em dois tipos:
- Hematúria microscópica: quando há muito pouco sangue na urina, que somente pode ser visto com a ajuda de um microscópio. Nesse caso, a condição só pode ser identificada a partir de um exame de urina chamado EAS (elementos anormais e sedimentos)
- Hematúria macroscópica: quando há sangue suficiente na urina para ser visto a olho nu. Normalmente, a água do vaso sanitário fica rosa claro, vermelho vivo ou escura, mas pode ser também que surjam apenas pontos de sangue (coágulos) ali após urinar. Tente observar em que momento o xixi fica vermelho, se no começo ou apenas no final da micção.
Saiba mais: Infecção urinária: o que é, sintomas, causas e tratamento
Diagnóstico
Exames para identificar urina com sangue
Algumas vezes, o diagnóstico é estabelecido somente a partir dos sintomas e dos resultados do exame físico. Contudo, o mais comum é que o médico peça exames laboratoriais para confirmar a causa ou até mesmo a presença de sangue na urina.
O exame de urina é um deles por conseguir, por meio de um método não invasivo, garantir se a cor vermelha no xixi é causada por sangue ou não. Em caso de suspeita de infecção, também pode ser feita uma cultura de urina.
Para as pessoas que têm maior chance de desenvolver câncer, esse tipo de causa também é investigado mediante a realização de hemograma, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética ou de cistoscopia, que consiste basicamente na inserção de um tubo de visualização flexível na bexiga para determinar a origem do sangramento.
Se houver a suspeita de um distúrbio de filtração de rim, o médico deve solicitar ainda a realização de uma biópsia do rim.
Buscando ajuda médica
O sangue na urina sempre deve ser investigado, porque as causas podem ser graves. Essa recomendação vale ainda mais em casos em que a alteração na cor do xixi vem acompanhada de sintomas como:
Sintomas de urina com sangue
- Febre
-
Náusea
-
Vômito
-
Calafrio
-
Micção frequente
-
Dor no abdômen, nas laterais do corpo ou nas costas
-
Dor durante as relações sexuais ou fluxo menstrual muito intenso (o problema pode estar relacionado aos órgãos reprodutores)
-
Gotejamento de urina, jato urinário diminuído e/ou intermitente, enurese noturna ou dificuldade para urinar (o problema pode estar relacionado com a próstata).
Saiba mais: Sete cuidados para acabar com o cálculo renal
Tratamento
Tratamento para sangue na urina
Como tudo depende da causa do problema, o primeiro passo para tratar o sangue na urina é ir ao médico e fazer os exames que ele solicitar. Via de regra, é só depois de tudo isso que o especialista será capaz de indicar o tratamento mais adequado.
Em alguns casos, no entanto, antes da confirmação do diagnóstico, é possível que ele prescreva remédios para diminuir a quantidade de sangue na urina e controlar alguma dor que o paciente esteja sentindo.
Se o fluxo do xixi for bloqueado por coágulos de sangue, ainda pode ser necessário inserir um tubo flexível na bexiga (cateter urinário) para liberar o caminho a partir de uma lavagem.
Referências
Sociedade Brasileira de Urologia
Sociedade Brasileira de Nefrologia
Ministério da Saúde