Prepare ovos de forma saudável

Ele pode ser frito na água e o prato enriquecido com legumes

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 27/02/2013

O ovo já foi considerado um inimigo da saúde do coração por aumentar o colesterol ruim (LDL). "Porém, hoje se sabe que o principal responsável pelo aumento de colesterol no sangue não é o colesterol ingerido através dos alimentos", diz a nutricionista Fernanda Brunacci, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar, de São Paulo. Na verdade, a maior parte do colesterol presente em nosso sangue é produzida pelo próprio organismo.

Segundo a especialista, o ovo merece entrar no cardápio por ser rico em proteínas que garantem o bom funcionamento do organismo, além de ser fonte das vitaminas A, D, E, K e do complexo B, e minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3. Além disso, estudos indicam que esse alimento possui uma substância chamada lecitina, responsável por interferir na absorção do colesterol e impedir que ele seja captado pelo intestino, diminuindo os níveis de colesterol no sangue - exatamente o contrário do que se pensava antes.

Existem muitas maneiras de preparar um ovo que deixam o prato ainda mais saudável, sem prejudicar a dieta. Confira o que nutricionistas recomendam: 

Prefira o ovo cozido
"Preparar o alimento cozido elimina as gorduras prejudiciais à saúde presentes no ovo frito", explica a nutricionista Fabiana Marangoni, do Spa Fazenda Igaratá. Além disso, ele é menos calórico - um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75. O ovo cru também não é recomendado, pois é meio de contaminação da bactéria Salmonela. "Quando submetemos o ovo ao calor, essa bactéria não sobrevive, eliminando o risco", diz a nutricionista. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não