Conheça sete alimentos que favorecem a prisão de ventre

Fast-food, refrigerante e doces são alguns dos vilões do intestino preso

POR LAURA TAVARES - PUBLICADO EM 03/07/2012

Quantas vezes por dia você vai ao banheiro? Todos os dias? Uma vez a cada dois dias? Segundo o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), não é apenas a frequência das evacuações que define se uma pessoa tem ou não intestino preso. "Apresentar fezes ressecadas, fazer muito esforço para evacuar e ter a sensação de que nem tudo foi eliminado também caracteriza a constipação intestinal", explica.

De acordo com o especialista, as causas variam, mas um dos principais motivos para a prisão de ventre é a dieta. Por isso, o Minha Vida conversou com nutricionistas para saber quem são os grandes vilões da história.

Refrigerante

"Refrigerantes são ricos em açúcar e diversas substâncias químicas que prejudicam a atuação das bactérias benéficas do intestino e favorecem a proliferação de bactérias perigosas", alerta a nutricionista Gabriela Calsing, da clínica Salus Nutrição, em Brasília. Sucos naturais, por outro lado, podem ter efeito laxante, estimulando o funcionamento desse órgão. "Invista em opções com grande porcentagem de água, como o melão, a melancia e o mamão", recomenda.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não