publicidade

Conheça sete alimentos que favorecem a prisão de ventre

Fast-food, refrigerante e doces são alguns dos vilões do intestino preso

Por Laura Tavares - publicado em 03/07/2012


Quantas vezes por dia você vai ao banheiro? Todos os dias? Uma vez a cada dois dias? Segundo o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), não é apenas a frequência das evacuações que define se uma pessoa tem ou não intestino preso. "Apresentar fezes ressecadas, fazer muito esforço para evacuar e ter a sensação de que nem tudo foi eliminado também caracteriza a constipação intestinal", explica.

De acordo com o especialista, as causas variam, mas um dos principais motivos para a prisão de ventre é a dieta. Por isso, o Minha Vida conversou com nutricionistas para saber quem são os grandes vilões da história.

de 7

Refrigerante - Foto Getty Images

Refrigerante

"Refrigerantes são ricos em açúcar e diversas substâncias químicas que prejudicam a atuação das bactérias benéficas do intestino e favorecem a proliferação de bactérias perigosas", alerta a nutricionista Gabriela Calsing, da clínica Salus Nutrição, em Brasília. Sucos naturais, por outro lado, podem ter efeito laxante, estimulando o funcionamento desse órgão. "Invista em opções com grande porcentagem de água, como o melão, a melancia e o mamão", recomenda.

Hamburguer e fritas - Foto Getty Images

Fast-food

O consumo excessivo de fast-food pode tanto prender o intestino quanto causar diarreia. "Como eles são alimentos ricos em carboidratos simples, gorduras saturadas e trans, sódio e outros conservantes, podem causar desequilíbrios, alterando o funcionamento do intestino tanto para um extremo quanto para outro", aponta a nutricionista Gabriela. Outros prejuízos são má digestão e gases.

De acordo com a especialista, não é porque você está comendo fora que precisa fazer refeições pouco saudáveis. "Procure self-services com buffet de saladas e selecione alimentos menos industrializados e processados, como carnes magras, arroz integral e feijão", recomenda. Assim, você ingere mais fibras, vitaminas e minerais, favorecendo o bom funcionamento intestinal.

Suco de caixinha - Foto Getty Images

Suco de caixinha

Sucos de caixinha são ricos em açúcar e conservantes, componentes que prejudicam o funcionamento do intestino e favorecem a prisão de ventre. Por isso, não se engane achando que eles se igualam aos sucos naturais. "Ao invés deles, invista em opções naturais e, de preferência, com o bagaço para aumentar a ingestão de fibras", propõe a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo. Outra maneira eficaz de consumir ainda mais fibras é adicionando linhaça triturada ou chia em alimentos como iogurte ou salada de frutas.

Coxinha de frango - Foto Getty Images

Salgados fritos

Coxinha, bolinha de queijo e outros salgados fritos podem piorar o quadro de intestino preso, afirma a nutricionista Gabriela. "Isso acontece porque eles são alimentos pobres em fibras e ricos em carboidratos simples e gorduras saturadas e trans", explica. Para estimular o funcionamento do intestino, consuma lanches com pão integral, frios com pouca gordura e salada crua, que possuem mais fibras. O melhor de tudo é que essa refeição ainda proporciona saciedade por mais tempo.

Bolacha água e sal - Foto Getty Images

Bolacha água e sal

"A bolacha água e sal é rica em carboidratos refinados, pois não é feita com farinha integral, e pode conter gordura trans, o que favorece a prisão de ventre", diz a nutricionista Cátia. Por isso, substitui-las por versões integrais é a melhor saída. Não se esqueça de beber bastante água para que, assim, seja formado o bolo fecal.

Chocolate - Foto Getty Images

Chocolate

Deu vontade de comer chocolate? Então prefira versões mais amargas com até 70% de cacau, que não possuem leite e contêm menos açúcar. "O chocolate ao leite pode causar gases e, por conta das proteínas do leite, prejudicar o funcionamento intestinal", esclarece Gabriela. Segundo a nutricionista, o ideal é evitar doces ricos em açúcar simples em geral, pois eles alimentam bactérias que são prejudiciais ao intestino.

Frutas - Foto Getty Images

Algumas frutas

A explicação para o fato de algumas frutas prenderem ou soltarem o intestino é o fato de que elas possuem diferentes tipos de fibras. "As fibras insolúveis são as que ajudam a aumentar o volume das fezes, acelerando o trânsito intestinal", aponta a nutricionista Cátia. As fibras solúveis, por sua vez, atuam na regularização intestinal e são igualmente importantes, mas podem causar leve constipação. Para quem sofre do problema, o ideal é evitar o caju, a banana prata, o limão e a goiaba. Invista na banana nanica, no mamão, na jaca, no abacate e na ameixa, além das frutas com bagaço, como a laranja e a mexerica.

ver texto completo


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X