Mexa o corpo sem passar uma hora na esteira

Medidas simples como usar as escadas muitas vezes valem por uma ida à academia

POR CAROLINA SERPEJANTE - PUBLICADO EM 01/09/2011

Nosso corpo não foi feito para ficar parado, mas sim em movimento frequente. A boa notícia é que, para se movimentar, você não precisa passar horas e horas na academia - às vezes contra a própria vontade. Pesquisas científicas comprovaram que a queima calórica não associada ao exercício físico, mas ao movimento do dia a dia, também traz os mesmos benefícios à saúde.

"Muitas pessoas acreditam que se forem à academia praticar corrida ou bicicleta durante 50 minutos poderão comer o que quiserem e não engordar. Porém, a conta real pode ser injusta: uma barra de 100 gramas de chocolate tem por volta de 500 calorias, enquanto que uma hora de esteira gasta apenas 300 a 400 calorias, ou seja, a pessoa já está devendo", alerta o endocrinologista e clínico geral Filippo Pedrinola.

Portanto, de acordo com o clínico, é mais importante mexer o corpo o tempo todo do que apenas suar a camisa por um curto período e passar resto do dia sentado atrás de uma mesa. E opções para se movimentar não faltam. Veja o que o Filippo Pedrinola recomenda:  

Use as escadas em vez do elevador
É uma reação automática: ao entrar em um prédio, a primeira coisa que fazemos é apertar o botão do elevador - seja para subir até o primeiro ou até o vigésimo andar. Porém, essa é uma ótima oportunidade para se exercitar usando as escadas.

Para aqueles que trabalham ou moram em andares muito altos e veem nisso uma desculpa para usar o elevador, nada tema, pois há uma solução: desça dois ou três andares antes do que deveria e faça o resto do trajeto pelas escadas - simples, não? 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não