Aprenda a lidar com o estresse com sete maneiras rápidas e eficazes

Vale respirar fundo ou cantar uma música para solucionar o problema sem demora

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 06/03/2013

O estresse é um estímulo que surge com o objetivo de preparar o corpo para a luta ou para a fuga. Nossos antepassados certamente usaram essa descarga hormonal no sentido literal, mas, em meio à correria do século XXI, nós a usamos mesmo é para lutar contra o tempo e fugir das cobranças. Nessas ocasiões, as alterações agudas causadas por essa sensação ajudam a achar as melhores soluções, sempre no prazo certo.

Se as pendências se acumulam, entretanto, e você não consegue colocar a cabeça no travesseiro sem recordar de todos os compromissos não resolvidos, pode ser que o estresse tenha virado crônico. "A adrenalina, liberada em situações agudas, começa a dar lugar ao cortisol - hormônio que pode desencadear doenças, como a obesidade", explica a endocrinologista Alessandra Rascovski, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Ioga, meditação, terapia e exercício físico são práticas que ajudam muito no controle do estresse, mas elas são praticamente impossíveis no meio do expediente, do trânsito ou da bagunça das crianças. Por isso, o Minha Vida conversou com os especialistas e listou algumas dicas para controlar os hormônios em até cinco minutos. Que tal encaixá-las na sua rotina? 

Tome um chá

Um estudo realizado pela University College London, na Inglaterra, descobriu que tomar chá preto pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol em até 47%. Os pesquisadores dizem que os benefícios podem estar ligados a algumas substâncias, como os flavonoides, os polifenóis e os aminoácidos, presentes na bebida. Mas é bom não exagerar, já que cada 50 ml desse chá contêm 10 mg de cafeína. Segundo a IFIC (International Food Information Council), o ideal é consumir, no máximo, 300mg de cafeína por dia. Mas esse limite pode variar, já que cada pessoa tem um grau diferente de sensibilidade à cafeína. 

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