Aprenda a lidar com o estresse com sete maneiras rápidas e eficazes

Vale respirar fundo ou cantar uma música para solucionar o problema sem demora

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 06/03/2013

O estresse é um estímulo que surge com o objetivo de preparar o corpo para a luta ou para a fuga. Nossos antepassados certamente usaram essa descarga hormonal no sentido literal, mas, em meio à correria do século XXI, nós a usamos mesmo é para lutar contra o tempo e fugir das cobranças. Nessas ocasiões, as alterações agudas causadas por essa sensação ajudam a achar as melhores soluções, sempre no prazo certo.

Se as pendências se acumulam, entretanto, e você não consegue colocar a cabeça no travesseiro sem recordar de todos os compromissos não resolvidos, pode ser que o estresse tenha virado crônico. "A adrenalina, liberada em situações agudas, começa a dar lugar ao cortisol - hormônio que pode desencadear doenças, como a obesidade", explica a endocrinologista Alessandra Rascovski, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Ioga, meditação, terapia e exercício físico são práticas que ajudam muito no controle do estresse, mas elas são praticamente impossíveis no meio do expediente, do trânsito ou da bagunça das crianças. Por isso, o Minha Vida conversou com os especialistas e listou algumas dicas para controlar os hormônios em até cinco minutos. Que tal encaixá-las na sua rotina? 

Cante uma música ou recite um poema

Sabe aquela música que você gosta e dá aquela sensação de bem-estar? Ela também pode te ajudar nas horas de estresse. Alessandra explica que o cortisol está muito relacionado à resposta de cognição, ou seja, com o pensamento. Manter o foco longe das preocupações ajuda a reestabelecer os níveis normais de hormônio. Funciona como um mantra: acalma a mente e relaxa os músculos.  

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