Afaste oito erros que impedem o seu relaxamento

As opções que você busca podem aumentar o seu estresse em vez de trazer tranquilidade

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 05/01/2017

O estresse enfraquece a imunidade, acaba com o humor, perturba o sono e pode até favorecer doenças e distúrbios alimentares. Motivos não faltam para se livrar desse mal, mas de nada adianta investir em todas as alternativas para combatê-lo sem saber direito como usá-las. A massagem ou a academia que você reservou no final do dia para fugir das tensões, por exemplo, pode ser mais um empurrãozinho para a crise de estresse estourar. Sabe por quê? Confira o que psicólogos e estudos mostram e descubra.

Frequentar academia no fim do dia

É verdade que a prática de exercícios físicos libera hormônios que proporcionam o bem-estar, mas o final da tarde e a noite costumam ser os horários mais lotados da academia. Com tanto barulho e movimentação, talvez o seu corpo e a sua mente não consigam descarregar toda a tensão acumulada. O mesmo vale para outras atividades de lazer que costumam ser bem tumultuadas, como fazer compras em dias de comércio lotado.

Segundo a psicóloga Milene Rosenthal, sócia-fundadora do Psicolink, reservar um momento do dia para ficar em um ambiente mais tranquilo faz muita diferença: "Quando não existem estímulos externos para manter a atenção em alerta, as atividades cerebrais tendem a diminuir, fazendo com que o cérebro fique mais descansado e relaxado".