Conquiste braços fortes sem sofrer com dores nas costas

Evite os erros de execução que retardam os resultados do treino

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 14/03/2012

Conquistar braços mais fortes é a meta de dez entre dez homens que entram na academia em busca da musculação. Eles mal olham para os aparelhos voltados ao fortalecimento das pernas, ao passo que permanecem horas diante do espelho, repetindo movimentos para reforçar os membros superiores.

Mas o empenho em aumentar as cargas, dificilmente, vem acompanhado de cuidados com a execução. "Dores nas costas e lesões nas articulações são alguns dos problemas comuns, enfrentados principalmente por alunos que pegam cargas mais pesadas do que suportam", afirma o professor Gabriel Nicoletti, da unidade Higienópolis da academia Competition.

Nenhum dos dois desconfortos, porém, aparece do dia para a noite. É preciso insistir muito no erro para que o treino comece a dar sinais de que precisa de correções. Antes que seja tarde demais, o professor da Competition lista as situações em que a atenção precisa ser redobrada para que seu corpo entre em forma sem nenhum tipo de acidente.

Cuidado com os punhos

Na tentativa de pegar barras muito pesadas, alguns alunos acabam mexendo os punhos na hora de levantar os pesos. O problema é que estas articulações são sensíveis a impactos muito pesados e podem sofrer lesões. "O problema é comum, principalmente, quando há volume exagerado de treino", afirma o professor.