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Pisada pronada: um mito popular sobre lesões em corrida

Tipo de tênis não interfere na incidência de machucados no esporte

A maioria das pessoas que correm já ouviu falar sobre a pisada pronada e que ela pode se tornar um fator de risco para lesões. Porém, um novo estudo mostra que essa crença pode estar errada, já que a pronação é um movimento que ocorre naturalmente durante a corrida.

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Neste estudo recentemente publicado online pelo The British Journal of Sports Medicine, os pesquisadores da Aarhus University, na Dinamarca, recrutaram 927 homens e mulheres saudáveis, com faixa etária de 18 a 65 anos, que não corriam, mas tinham intenção de começar. Esta pesquisa difere-se das demais, que foram realizadas com corredores experientes e que já possuem histórico de lesões, o que pode sobrepor uma lesão à outra, dificultando a determinação do fator de risco primário.

Foram utilizados métodos de avaliação elaborados e escalas visuais para determinar o perfil da pisada de cada voluntário e o quanto o mesmo pronava. Em seguida, classificaram os mesmos e os dividiram em grupos: pronação neutra, super pronação, severa super pronação, pouca pronação, muito pouca pronação. Depois deram a todos os voluntários um mesmo modelo de tênis leve e com pisada neutra, um relógio com GPS para marcar a quilometragem percorrida e instruções para relatarem qualquer lesão, que podia ser diagnosticada pelo seu médico pessoal.

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Após um ano de corrida e vários quilômetros percorridos na velocidade escolhida pelo voluntário, foram diagnosticadas mais de 300 lesões. Dentre estas, aqueles que super pronaram ou pouco pronaram não foram significativamente mais propensos a se machucarem do que os corredores com pisada neutra.

Entre os voluntários que percorreram mais de 960 quilômetros durante o ano, as taxas de lesões foram um pouco maiores entre os corredores com pisada neutra do que entre os que super pronaram.

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"Os atletas que estão iniciando não precisam se preocupar tanto com a escolha do tênis"

Esse estudo sugere que alguns graus de pronação podem, na prática, não ser anormais e não contribuir para lesões. O achado coincide com vários estudos feitos anteriormente que mostram que, quando os corredores escolhem seu tênis baseado no tipo de pé (por exemplo, os que super pronam e utilizam um tênis para diminuir a pronação), eles mantêm ou aumentam a taxa de lesão em relação aos que escolhem o calçado de forma aleatória.

Portanto, os atletas que estão iniciando não precisam se preocupar tanto com a escolha do tênis. Para prevenir lesões é melhor se preocupar com o peso corporal, tipo de treinamento, comportamento, idade e lesões prévias.

Outros pesquisadores concordam, segundo Bryan Heiderscheit,da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, a pronação não é um fator de risco tão relevante e a correção da pronação com tênis é desaconselhável. "Vários atletas que se dizem com pisada super pronada e fazem uso de calçado para corrigi-la, acabam se lesionando do mesmo jeito", nos conta. "Para se escolher um calçado adequado, deve-se levar em consideração o conforto".

*Com a colaboração da fisioterapeuta Evelise Achete