Como saber se ganho de peso após a musculação é gordura ou músculo

Entenda as diferenças entre a gordura e o músculo no corpo e a partir de quando a musculação proporciona aumento da massa magra

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 20/02/2017

Fernanda Andrade
Educação Física - CREF 51670/SP
especialista minha vida

Ao iniciar um programa de exercícios é importante ter parâmetros de como você está. Através de um avaliação de composição corporal conseguimos identificar o índice de gordura corporal e de massa magra de todo o seu organismo. Assim, podemos controlar o progresso do plano de treinos.

PUBLICIDADE

Se você começou seus treinos de musculação, mas seu peso na balança não caiu, você deve observar se está consumindo mais calorias do que gastando, ou você pode estar ganhando massa muscular, e com isso trocando a massa de gordura por músculos. Nas reavaliações durante o planejamento dos seus treinos conseguimos observar o que está acontecendo.

A massa muscular tem o mesmo peso que a gordura, 1 quilo de músculo é o mesmo que 1 kg de gordura, porém o músculo é mais compacto. Isso significa que a massa magra ocupa menos espaço no corpo do que a massa gorda. Por isso, quando realizamos um treinamento muscular percebemos que nossas roupas caem bem melhor, aquela calça que ficava justa na barriga, agora está mais folgada na cintura. Justifica-se aí a redução de circunferência, e a manutenção ou ganho de peso. Faça o teste em um açougue ao pedir 1 kg de músculo e 1 kg de gordura, depois disso compare o volume de ambas as peças.

Para quem realiza atividades físicas, especialmente com foco na hipertrofia, o ideal é não se prender aos resultados apresentados na balança, pois ao final de um treino ou no decorrer dos ciclos, é mais do que normal que o peso suba. Para quem visa o emagrecimento, é melhor trocar a balança pela fita métrica e pelo adipômetro, pois perder medidas é mais significativo esteticamente e reduzir o percentual de gordura é o mais indicado em termos de saúde. Vale lembrar que o treino ou dieta devem estar adequados aos seus objetivos.

O aumento da massa muscular provoca um aumento do metabolismo, e com isso uma perda de gordura corporal. Por isso, é de extrema importância os exercícios musculares em programas de exercícios que tenham como objetivo a perda de peso (gordura). O músculo precisa de calorias para sobreviver e isso faz com que metabolizemos as gorduras que estão acumuladas no corpo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A união de um treinamento regular e de uma boa alimentação fará com que seus músculos comecem a aumentar. Já percebemos com um mês de treino, mas resultados mais expressivos demoram três meses.

Ao iniciar seu Programa de Exercícios faça uma avaliação de composição corporal e a cada dois meses a refaça para acompanhar os resultados do seu treinamento, os ganhos de massa muscular e o índice de gordura corpórea.