Fobia social

Visão Geral

O que é Fobia social?

A fobia social é um medo persistente e irracional de situações que envolvem a análise ou o julgamento feito por outras pessoas, como festas e outros eventos sociais.

Causas

Pessoas com fobias sociais temem e evitam situações nas quais podem ser julgados por outras pessoas. Pode surgir na adolescência e pode ter relação com pais superprotetores ou oportunidades sociais limitadas. Homens e mulheres são afetados igualmente por este transtorno.

Para pessoas com fobia social há um alto risco de terem dependência de álcool ou outras drogas, porque elas podem vir a contar com bebidas e drogas para relaxar em situações sociais.

Exames

O médico observará o seu histórico de fobias e obter uma descrição comportamental sua, da sua família e de seus amigos.

Os sinais incluem:

Sinônimos

Transtorno ansioso social, sociofobia

Mais sobre Fobia social

Consulte o seu médico ou profissional de saúde mental se o medo estiver afetando o seu trabalho e relacionamento com outras pessoas.

Sintomas

Sintomas de Fobia social

Pessoas com fobia social ficam muito ansiosas e autoconscientes em situações sociais diárias. Têm um medo intenso, persistente e crônico de serem observadas e julgadas por outras pessoas, e de fazer coisas que possam embaraçá-las. Podem preocupar-se por dias ou semanas antes de uma situação temerosa. Este medo pode tornar-se tão grave que interfere no trabalho, na escola e em outras atividades rotineiras, e pode dificultar na hora de fazer ou manter amizades.

Apesar de muitas pessoas com fobia social perceberem que seus medos de estar com outras pessoas é excessivo ou irracional, elas não conseguem superá-los sozinhas.

A fobia social pode ser limitada a uma situação (como falar com pessoas, comer ou beber, ou escrever na lousa na frente de outras pessoas). Ou, pode ser tão amplo (como na fobia social generalizada) que a pessoa sente ansiedade perto de quase qualquer outra pessoa que não seja da família.

Sintomas físicos frequentes com a fobia social incluem:

  • Enrubescimento
  • Dificuldades para falar
  • Náusea
  • Sudorese intensa
  • Tremores

A fobia social é diferente de timidez. Pessoas tímidas conseguem cumprir funções sociais. A fobia social afeta a habilidade de funcionar no trabalho e em relacionamentos.

Alguns dos medos mais comuns de pessoas com fobia social incluem:

  • Frequentar festas ou outras ocasiões sociais
  • Comer, beber e escrever em público
  • Conhecer novas pessoas
  • Falar em público
  • Utilizar banheiros públicos

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Fobia social

O objetivo do tratamento é ajudá-lo a funcionar efetivamente. O sucesso do tratamento normalmente depende da gravidade da fobia.

Algumas vezes, medicamentos ansiolíticos e antidepressivos são utilizados para aliviar os sintomas de fobias. Veja: Síndrome do pânico para mais informações sobre medicamentos.

Tratamentos comportamentais aparentam ter benefícios com longa duração.

  • Terapia cognitivacomportamental ajuda você a entender e mudar pensamentos que causam a sua condição, bem como a aprender a reconhecer e substituir pensamentos que causam pânico.
  • Desensibilização sistemática ou terapia de exposição podem ser utilizadas para tratar fobias. Pede-se que você relaxe, e, então, imagine as coisas que causam ansiedade, começando pelo que causa menos medo em direção ao que causa mais medo. A exposição gradual a situações de vida real também tem sido utilizada com sucesso para ajudar pessoas a superarem seus medos.
  • O treinamento de habilidades sociais envolve contato social em situações de terapia em grupo para praticar as habilidades sociais. Técnicas de revivenciamento são utilizadas para ajudá-lo a ficar mais confortável ao relacionar-se com outras pessoas em situações sociais.

Mudanças de estilo de vidam podem ajudar a reduzir a frequência com que os ataques ocorrem.

  • Fazer exercícios regulares, sono suficiente e refeições regulares.
  • Reduzir ou evitar o uso de cafeína, alguns medicamentos para resfriados sem prescrição médica e outros estimulantes.

Convivendo (prognóstico)

Complicações possíveis

  • Uso de álcool para combater a ansiedade
  • Dependência de álcool ou outras drogas
  • Solidão e isolamento social

Expectativas

O resultado geralmente é bom com tratamento, e medicamentos antidepressivos têm se mostrado muito eficientes.

Prevenção

Prevenção

Tomar medidas para melhorar a sua autoestima e treinar habilidades sociais pode ser útil.

Fontes e referências

  • Stein MB, Stein DJ. Social anxiety disorder. Lancet. 2008;371:1115-1125.
  • Taylor CT, Pollack MH, LeBeau RT, Simon NM. Anxiety disorders: Panic, social anxiety, and generalized anxiety. In: Stern TA, Rosenbaum JF, Fava M, Biederman J, Rauch SL, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 1st ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2008:chap 32.
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não