Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde também realizou mestrado em Psiquiatria. Doutor e...
iRedatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
Graducação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Título de Especialista de Neurologia e Neurocirurgia. Doutorado em...
iO que é Confusão mental?
A confusão mental é a perda de consciência e da percepção do ambiente. Ela também está relacionada à sensação de desorientação e a dificuldades para tomar decisões, prestar atenção e lembrar de determinadas coisas.
Causas
A confusão mental é uma síndrome relacionada a diversos quadros, desde infecções sistêmicas, tumores até doenças degenerativas.
Qualquer pessoa está sujeita a um quadro de confusão mental. Via de regra, ele se manifesta quando relacionado às seguintes situações:
- Tumor cerebral
- Concussão cerebral
- Febre
- Desequilíbrio entre fluidos e eletrólitos no sangue
- Trauma ou lesão na cabeça
- Doenças neurológicas, como derrame (AVC)
- Infecções
- Falta de sono
- Diabetes
- Hipoglicemia
- Níveis baixos de oxigênio (principal em função de distúrbios pulmonares crônicos)
- Queda brusca da temperatura corporal (hipotermia)
- Consumo excessivo de bebidas alcóolicas
- Uso de determinados medicamentos
- Deficiências nutricionais, principalmente de niacina, tiamina, vitamina C e vitamina B12
Além disso, o psiquiatra Ivan Braun explica que sintomas de esquecimento e "confusão" mental podem causas como quadros de depressão, ansiedade e doenças degenerativas do cérebro, como a doença de Alzheimer.
Sintomas
Sintomas de confusão mental
Uma pessoa em estado de confusão mental apresenta sinais como:
- Dificuldade para manter o foco
- Perda de memória
- Falta de resposta a estímulos
- Baixa nas funções executivas
- Desorientação
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar confusão mental são:
- Clínico geral
- Neurologista
- Psiquiatra
- Psicólogo
Tratamento
O tratamento para a confusão mental varia de acordo com a causa base para a manifestação do sintoma. Desse modo, tratando um quadro, por exemplo, de desidratação que leva à confusão mental, os sintomas de desorientação também são sanados.
Todavia, há casos que são mais complexos, como os de doenças degenerativas - principalmente em idosos. Isso porque os tratamentos em si das patologias são mais lentos e trabalhosos - o que pode acarretar em sinais menos visíveis dos efeitos do tratamento da confusão mental em si.
Convivendo (Prognóstico)
Pelas características da confusão mental, como a desorientação e falta de percepção do ambiente, é preciso demonstrar segurança para quem convive com a síndrome - e não brigar com a pessoa que está desorientada e tentando entender o que está acontecendo.
É fundamental ter paciência e acolhimento com quem lida com confusão mental. O mesmo vale para quem vive ao redor do paciente, sejam eles amigos ou familiares, e também profissionais especializados no atendimento.
Referências
Ministério da Saúde, protocolo clínico para quadros de delirium