PUBLICIDADE

Acerte na escolha do que você passa no pão

Manteiga e requeijão estão entre os complementos mais calóricos e ricos em gordura

Manteiga derretendo no pão quentinho, torrada besuntada de requeijão e, depois, uma geleia para matar a vontade do doce. O prazer da mordida só poderia ser melhor se nada disso engordasse nem um grama sequer! Mas não funciona bem assim; é preciso ficar de olho nos complementos que alegram o pãozinho. "Não adianta escolher um pão integral e um recheio saudável, como o peito de peru, se enchemos o lanche de requeijão, por exemplo, assim, elevemos não só a quantidade de calorias como a de sódio, que pode ser um perigo para pessoas que sofrem de pressão alta", diz a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella. A seguir, a especialista aponta os cuidados que se deve ter com os acompanhamentos para não prejudicar a saúde e a dieta.

Manteiga

manteiga - Foto Getty Images
manteiga - Foto Getty Images

Saborosa, ela é o mais popular dos acompanhamentos, mas é 100% composta por gorduras. Uma colher de sopa tem 75 calorias e 8,3 gramas de gordura. "Por ser de origem animal, feita da gordura do leite, ela apresenta gorduras saturadas e colesterol", explica Roberta. "As manteigas com sal apresentam maior teor de sódio e devem ser evitadas por quem é hipertenso. A mesma quantidade da versão light apresenta menor valor calórico (36 calorias), menos gorduras (4 gramas) e não causa tantos prejuízos à balança".

Margarina

margarina - Foto Getty Images
margarina - Foto Getty Images

Ela pode ser mais saudável do que a manteiga, mas, mesmo assim, pede moderação . "A margarina apresenta menor quantidade de calorias (59 Kcal/10g), se comparada com a manteiga (75 Kcal/10g), já que é feita a partir de gordura vegetal. Ela também apresenta menor quantidade de gordura saturada (6,5 g) e não apresenta colesterol", diz a nutricionista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Geleia

geleia de laranja - Foto Getty Images
geleia de laranja - Foto Getty Images

Apesar de ser feita a partir de frutas, a adição de açúcar é o grande perigo das geleias. O único nutriente que ela fornece são os carboidratos. São 14 gramas para cada 20 gramas do quitute. "Ele deve ser evitado por pessoas que desejam controlar a ingestão de calorias ou pelos diabéticos. Nesse caso, a melhor opção é a geleia diet que apresenta uma quantidade menor de açúcar", explica a especialista.

Maionese

colher cheia de maionese - Foto Getty Images
colher cheia de maionese - Foto Getty Images

Ela apresenta uma composição semelhante a da margarina. "A opção light pode ser utilizada por quem deseja controlar o peso. Mas tanto a versão light como a tradicional apresentam maior quantidade de sódio e, por isso, devem ser consumidas com moderação por quem tem pressão alta", sugere Roberta. São 130 mg de sódio para uma colher de sopa da maionese tradicional, e 125 mg para a mesma quantidade da maionese light.

Ricota

ricota - Foto Getty Images
ricota - Foto Getty Images

Ela é considerada o complemento mais saudável para passar no pão. Cada 30 gramas tem 72 calorias e 6 gramas de gordura. Outra vantagem é a pouca quantidade de sódio. "A ricota é uma boa fonte de cálcio e seu consumo deve ser estimulado. Entretanto, para fazer patês é preciso tomar cuidado com a adição de outros ingredientes como, por exemplo, de embutidos (salame, presunto) e, até mesmo, da maionese", explica Roberta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Requeijão

requeijão no pão - Foto Getty Images
requeijão no pão - Foto Getty Images

A versão tradicional está entre os complementos mais calóricos, além de carregar doses generosas de sódio. Uma colher de sopa tem 74 calorias e 135 mg de sódio. "Para não prejudicar a dieta e a saúde, ele deve ser consumido em pequena quantidade". Opte pela versão light com a metade de calorias (52 kcal) para a mesma porção.

Patê industrializado

patê - Foto Getty Images
patê - Foto Getty Images

A pasta é uma boa opção para variar e mudar o sabor do recheio do pão, mas pede atenção. "Os patês industrializados apresentam uma quantidade maior de gorduras em sua composição. A maior parte dessa gordura é do tipo saturada, aquela que, quando consumida em excesso, eleva o risco de doenças cardiovasculares", alerta Roberta.