Nutricionista pela UFPE. Coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU.
Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Levain?
Também chamado de fermento selvagem, o levain é um tipo de fermento natural feito a partir da mistura de água e farinha. Ele é usado para o preparo de pão de fermentação natural, considerada uma versão mais nutritiva do alimento.
Benefícios
De acordo com a nutricionista Flávia Ribeiro, além de auxiliar na digestão e garantir a melhor absorção de nutrientes, o levain não causa picos glicêmicos (aumento de açúcar no sangue). Por isso, é ideal para pacientes com diabetes.
“Qualquer pessoa pode consumir o levain. Isso faz parte da busca por um estilo de vida saudável. Ele é indicado, especialmente, para pessoas com dificuldades na alimentação e que necessitam de soluções com índices glicêmicos menores e digestões facilitadoras”, conta a especialista.
Saiba mais: 10 receitas de pães funcionais e saudáveis
Como consumir ?
Como fazer levain
O levain pode ser preparado com apenas dois ingredientes:
- 50g de farinha (trigo, integral ou de sua preferência)
- 50 ml de água filtrada
Para quem quiser diferenciar a receita, também pode ser adicionada uma colher de mel ou 50 ml de um tipo diferente de líquido, como suco de abacaxi natural. A escolha dos ingredientes varia de acordo com a técnica escolhida - porém, todas as versões podem ser usadas para o preparo de pães.
Saiba mais: Fermento natural ou biológico? Veja como fazer pão caseiro
Modo de preparo
Por necessitar que ocorra a fermentação da mistura, o preparo do levain requer paciência. Isso porque a massa deve ser observada e cuidada por cerca de uma semana, descansando em um ambiente com temperatura entre 24 e 26 graus. Confira o passo a passo:
1º passo: misture todos os ingredientes em um pote grande, transparente e limpo. É importante que o recipiente tenha uma tampa que não rosqueie ou que possa ser coberto por um pedaço de pano, a fim de permitir a passagem de ar.
2º passo: Deixe a mistura descansar por 24 horas.
3º passo: no segundo dia, retire metade da mistura e acrescente a mesma quantidade de ingredientes usados no início (50g de farinha e 50ml de água). Esse processo é realizado devido ao crescimento rápido da massa.
A parte descartada pode ser usada para o preparo de outras receitas, como bolos, ou doada para quem também irá iniciar o processo de fermentação natural.
4º passo: o processo de descarte e mistura de farinha e água deve ser repetido por sete dias. É importante garantir que o pote se mantenha limpo durante toda a retirada e troca da massa.
5º passo: no oitavo dia, a massa deve estar com uma textura porosa e úmida. Parte dela também deve ser separada e utilizada para outros fins. No final, cerca de 100g da mistura deve ser transferida para um recipiente de vidro, plástico ou inox.
6º passo: misture novamente a água e a farinha até alcançar uma consistência homogênea. Depois, deixe a massa descansar por oito horas, até que dobre de volume.
7º passo: o fermento está pronto para ser usado. Conserve na geladeira por, no máximo, 15 dias.