PUBLICIDADE

Assista ao futebol sem prejudicar a sua dieta

Cerveja e petiscos formam uma combinação perigosa para o seu corpo

Quando se fala em futebol, todo mundo logo pensa em festa. Reunir os amigos, arrumar as comidinhas na mesa da sala de TV, colocar a bebida para gelar e não tirar os olhos da bola até o último minuto de jogo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Isso tudo quando o horário permite que a comemoração seja feita em casa. Mas se for durante o expediente de trabalho, então, qualquer lugar que tenha uma televisão é sinônimo de diversão.

E se o encontro for em um bar, a premissa é que tenha a combinação bombástica para a dieta: cerveja e petiscos. "Essa escolha é considerada altamente calórica e com alto teor de gorduras, o que pode contribuir para o excesso de peso e aumento do nível do colesterol ruim (LDL)", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fotos: Getty Images
Fotos: Getty Images

Algumas opções do cardápio do torcedor, como o cachorro quente e o amendoim, podem derrubar uma dieta balanceada. A nutricionista sugere consumir os alimentos oleaginosos, como castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, pistache e nozes, que possuem gorduras insaturadas (gordura boa), e apresentam grande quantidade de antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular, afastando doenças.

Outras alternativas saudáveis são: soja assada, torradinhas integrais com patês variados (de frango, atum, ricota, cottage), legumes em palitos com ervas e azeite de oliva, frutas secas e frutas picadas. Mas nada de extrapolar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mesmo estas opções precisam ser consumidas com moderação. "Mesmo que sejam alimentos saudáveis, tenha cuidado com a quantidade consumida, pois tudo em excesso faz mal a saúde e pode contribuir com os quilinhos a mais", alerta Patrícia.

Brinde com sucos naturais

Além dos petiscos, a escolha da bebida também é muito importante, prefira sucos naturais (melancia, melão, abacaxi, caju), de polpa (frutas vermelhas) e suco de uva integral.

Cuidado com a cerveja

Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, como a cerveja, que é uma bebida calórica. Um copo de chopp (300 ml) contém 123 kcal. Nesse caso, a dose recomendada diária seria de dois copos de chopp ou duas latas de cerveja.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O ganho de peso pode não ser visto em um ou dois dias de exagero, mas pode fazer da alimentação inadequada um hábito. "Se uma pessoa que tem uma boa alimentação e mantém o seu peso estável exagerar 500 calorias em 3 dias de jogo, o ganho de peso não chega a 250 gramas, explica a nutricionista.

Patrícia ainda alerta para o ganho de peso que pode resultar do exagero. "Por outro lado, uma pessoa que já está em fase de ganho, pode facilmente atingir um exagero de 1000 calorias a mais no dia, o que pode representar um ganho de meio quilo em 3 dias".

Relacionamos abaixo, as calorias dos alimentos mais consumidos durante as partidas de futebol. Confira:

Petiscos Calorias (Kcal)
1 Camarão no espeto (com 6 unidades) 113 kcal
1 Cachorro quente médio 732 kcal
3 xícaras (chá) de Pipoca (30 g) 190 kcal
1 pacote de Amendoim japonês (100 g) 469 kcal
1 Salsichão 258 kcal
1 espeto de queijo coalho 160 kcal
1 porção pequena de batata frita (70 g) 224 kcal
Salgadinhos fritos (2 bolinhas de queijo - 40 g) 196 kcal
1 pacote de batata chips (80 g) 424 kcal
1 pacote de Salgadinho de milho sabor queijo (100 g) 461 kcal
1 pastel de pizza (70 g) 212,4 kcal
Fotos: Getty Images
Fotos: Getty Images

Copa do Mundo