PUBLICIDADE

Inclua no cardápio dos pais alimentos que fortalecem a saúde deles

Nutrientes certos mantêm longe doenças cardiovasculares e câncer de próstata

Você já pensou no que vai preparar para o almoço de Dia dos Pais? Se ainda não, aceite essa sugestão: esqueça a lasanha ou o churrasco e aproveite para preparar uma bela refeição com alimentos que fazem um bem enorme para a saúde masculina. Logo abaixo, selecionamos uma lista dos principais problemas que afetam de saúde dos homens e as pesquisas científicas que se dedicaram a desvendar os nutrientes que ajudam a preveni-los. Aproveite a comemoração para incentivar o paizão a inclui-los no cardápio do dia a dia também.

Distância do câncer de próstata

Além dos exames preventivos, manter uma boa alimentação é fundamental para manter a doença bem longe. Um estudo norte-americano com mais de 50 mil homens mostrou que ingerir grandes quantidades de café diariamente reduz em 60% os riscos de surgimento de tumores. Outro estudo recente, publicado na última edição do periódico médico FASEB Journal, descobriu que componentes antioxidantes (polifenóis) presentes no vinho e no chá verde podem interromper uma via de sinalização celular ligada ao câncer de próstata, o que retarda ou mesmo interrompe o surgimento e a propagação do tumor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pesquisadores britânicos de Norwich descobriram ainda que o consumo regular de brócolis provoca modificações na atividade de certos genes associados ao desenvolvimento deste tipo de câncer. Para que as vantagens dos brócolis sobre o câncer se preservem, a nutricionista Daniela Jobst aconselha que o cozimento do vegetal não deve ultrapassar os 30 minutos e o exagero de água deve ser evitado. "O vapor garante a presença dos nutrientes, por isso, evite aquecer o alimento no micro-ondas."

almoço dia dos pais - foto: getty images
almoço dia dos pais - foto: getty images

Guerra contra as doenças cardiovasculares

Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, os homens apresentam maior vulnerabilidade em relação às doenças cardiovasculares. Por isso, incluir oleaginosas, como castanhas, nozes, avelãs, amêndoas e pistache no cardápio dos papais pode reduzir o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, de acordo com cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos. Esses alimentos quando consumidos cinco vezes por semana combatem os receptores do colesterol ruim (LDL) nas células do nosso corpo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os pesquisadores do Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, descobriram também que ingerir peixes, pelo menos, duas vezes por semana também é uma ótima arma contra os males do coração, pois a turma dos mares carrega o ômega 3, um tipo de ácido graxo que promove uma faxina geral nas artérias. Esse nutriente é encontrado principalmente nos nadadores das águas frias, como salmão, atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e a truta.

pai e filho cozinham - foto: getty images
pai e filho cozinham - foto: getty images

Diversos estudos apontam ainda a importância do precioso óleo extraído do caroço da azeitona, o azeite de oliva, no combate às doenças cardíacas. "Ele tem grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturado e antioxidantes, sendo um aliado na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL)", explica a nutricionista Daniela Jobst.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Apague o tabagismo

A pesquisa recente sobre a saúde do homem, realizada pelo Ministério da Saúde concluiu que o tabagismo é um vício mais comum em homens do que em mulheres. No Brasil, 22, 7% da população masculina é fumante, contra 16% das mulheres.

Além dos riscos aumentados de câncer de pulmão, de boca e de diabetes e doenças cardiovasculares, o tabagismo pode causar muitos outros problemas menos conhecidos. Cientistas do Brain Research Center, da Índia, descobriram uma ligação direta existente entre tabagismo e danos cerebrais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com a especialista Daniela Jobst, é importante que os fumantes incluam na alimentação alimentos ricos em vitamina C e fibras. 'Esses componentes combatem os radicais livres e reforçam o sistema imunológico. Além disso, a vitamina C ajuda a recuperar o pulmão e previne o envelhecimento precoce causado pelo cigarro', afirma a especialista.