PUBLICIDADE

Ingredientes da comida indiana contribuem para o emagrecimento

Temperos podem ser usados em pratos como peixe assado e torta salgada

A culinária indiana, muito conhecida pelos pratos apimentados, pode entrar na dieta não apenas porque deixa a alimentação mais variada, mas também porque contribui para a perda de quilos. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), a curcumina, substância presente nos principais temperos utilizados na Índia, combate processos inflamatórios ligados à obesidade. A diretora da VP Consultoria Nutricional, Andréia Naves, explica que especiarias como cúrcuma, gengibre e cardamomo têm poder antioxidante e anti-inflamatório, fundamentais para a prevenção e o tratamento de aumento de peso e para a redução do risco de desenvolvimento de câncer e diabates.

A participação da cúrcuma no controle da sensação de saciedade também vem sendo estudada. Mas ainda não há resultados conclusivos sobre essa ação. "Existem especulações de que ela reduziria as neuro-infamações, melhorando a atividade dos neurotransmissores de saciedade", explica Andréia. Mas somente a função anti-inflamatória do tempero faz com que valha a pena incluí-lo no cardápio.

Pratos indianos ajudam a emagrecer - Foto: Getty Images
Pratos indianos ajudam a emagrecer - Foto: Getty Images

"A cúrcuma pode ser adicionada em pratos à base de frango ou peixe assado, tortas salgadas, arroz integral, cremes e molhos. Muito importante é colocá-la ao término das preparações, para que não haja perda de nutrientes e outros componentes importantes para a saúde", recomenda a especialista. Combinada à pimenta preta, a especiaria tem suas funções potencializadas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ingredientes

Cheia de itens exóticos, a culinária indiana ainda não é bem conhecida no Brasil. Por isso, Andréia descreve alguns de seus ingredientes mais comuns. Derivados de leite são muito presentes. O ghee, forma semi-líquida da manteiga clarificada em fogo brando, é encontrada em todo o país. O iogurte serve para corrigir sabores excessivamente picantes.

A polpa e o leite de coco , muito frequentes no sul da Índia, são utilizados em sobremesas e pratos feitos à base de carne ou grãos, como o sambhar. Além de gostoso, o leite de coco é rico em proteínas, vitaminas e minerais, não contém colesterol e possui propriedades anti-inflamatória e diurética, que previnem doenças cardiovasculares.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As lentilhas (pretas, amarelas, marrons e vermelhas) e o grão de bico também são clássicos da comida indiana e apresentam muitas fibras, que auxiliam no melhor funcionamento do intestino. Para temperar, existe uma infinidade de especiarias.

Entre elas, estão cardamomo, cravo-da-índia, sementes de coentro, mostarda, funcho, cominho, canela, açafrão, estrelas de badiana, páprica, alho, gengibre e pimenta. Como acompanhamento, usa-se bastante o arroz basmati.

Preparações
O chef do requintado Govinda Indian Restaurant, Dinesh Rajput, diz que no Brasil não se encontra todos os ingredientes para preparar os pratos de maneira tradicional.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"É o caso do sal preto que, por aqui, acaba substituído pela versão refinada", exemplifica. Mesmo assim, é possível elaborar receitas muito saborosas, típicas das Índias.