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Metabolismo fica mais lento conforme a pessoa envelhece

Entre 40 e 60 anos as pessoas perdem aproximadamente 200 gramas de músculo e ganham 600 gramas de gordura por ano

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É comum escutarmos que conforme envelhecemos manter o mesmo peso fica quase impossível.

Isto ocorre porque a partir dos 30 anos, a máquina humana começa a ficar mais lenta. O metabolismo basal, que é o valor de referência do quanto o corpo gasta de calorias para se manter, começa a ficar mais lento. A diminuição da musculatura e o maior acúmulo de tecido adiposo pode acontecer, mesmo sem ocorrer uma mudança no padrão alimentar.

O declínio do metabolismo é consequência da progressiva mudança da composição corporal, potencializada pela diminuição dos hormônios sexuais, típica do envelhecimento após 40 anos, perde-se em média 10% da massa magra por década e, a cada ano, entre 40 e 60 anos, perdemos aproximadamente 200g de músculo e ganhamos 600g de gordura.

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E a dieta após 60 anos? Ela deve seguir os mesmo princípios:

Qualidade

Prefira alimentos integrais. Os alimentos integrais são ricos em fibras que proporcionam uma série de benefícios para a saúde. Elas melhoram o trânsito intestinal, previnem o diabetes, controlam os níveis de colesterol, ajudam na perda de peso e são aliadas da imunidade e do coração.

As gorduras boas também são importantes. Elas são importantes para a saúde do cérebro e alguns ácidos graxos tem ação anti-inflamatória. Outro cuidado importante é preferir as carnes magras, como peixes e aves, pois elas contam com menor quantidade de gorduras saturadas.

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Invista em frutas, legumes e verduras. Esses alimentos contam com boa quantidade de vitaminas e tem ação antioxidante, que irá diminuir o envelhecimento celular.

Quantidade

Caso bata aquela vontade por um doce ou outro alimento, saiba que você pode comer de tudo, mas com moderação. Outra atitude interessante é fracionar suas refeições. Isto porque comer de 3/3 horas ajuda a aumentar a queima calórica.

Outros cuidados

Só não pode esquecer-se de tratar doenças associadas como menopausa, infecção crônicas, insônia, hipotireoidismo, depressão cuja prevalência aumenta com a idade. E, sempre associar atividade física, principalmente favorecendo alongamento e musculação.

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Por fim, saiba que uma boa alimentação e pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar muito na manutenção da boa saúde e bem-estar nessa nova fase.