PUBLICIDADE

5 dicas para usar o micro-ondas de forma mais segura e saudável

Alguns cuidados simples podem fazer a diferença na hora de usar o aparelho

Na teoria, a melhor forma de cozinhar e aquecer os alimentos é no fogão. Na prática, não é bem assim que acontece, e na hora da fome, a gente usa o micro-ondas para esquentar e até para preparar alguns alimentos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por mais prático que seja usar o micro-ondas, ele pode trazer alguns riscos em termos de segurança e também diminuir a qualidade nutricional dos alimentos. "No micro-ondas eu não tenho controle sobre a temperatura como tenho no fogão. Se for, por exemplo, um alimento muito gorduroso, que algumas pessoas colocam óleo para aquecer, corre-se o risco de ficar muito quente e explodir o micro-ondas", explica a nutricionista esportiva Aline Quissak, que também é especialista em obesidade e diabetes e psicologia dos alimentos.

Isso não quer dizer que é para parar de usar o micro-ondas. Mas é bom saber que existem formas de utilizá-lo de forma mais segura e com menor índice de perdas nutricionais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira a seguir:

Preste atenção no recipiente

É sério. Alguns tipos de materiais não devem ir no micro-ondas, pois podem aquecer muito e danificar o aparelho. Então, a primeira recomendação é ver qual recipiente você está colocando no aparelho.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Plásticos, exceto os apropriados, não podem ir para o microondas. Isso porque eles contém bisfenol em sua composição e, quando aquecidos, podem soltar compostos tóxicos ao organismo.

Papel alumínio pode pegar fogo, assim como papel toalha e guardanapo. As embalagens delivery também podem causar problemas. Isopor também não deve ser usado.

O melhor, nesse caso, é usar recipientes de vidro ou porcelana, desde que não tenham detalhes metálicos. Se for um alimento industrializado, olhe no rótulo se o material pode ser colocado no micro-ondas.

Coloque os alimentos em recipientes com água

Alguns tipo de alimentos, como legumes e verduras podem desidratar se colocados diretamente no micro-ondas. Uma forma de evitar que percam muito do seu potencial nutricional é colocar um pouco de água no recipiente antes de levá-los ao micro-ondas. Além disso, cortar antes os alimentos ajuda a conservar suas propriedades nutricionais.

Acrescente suco de limão

Se você for fazer uma carne no micro-ondas acrescentar um pouco de suco de limão ajuda a conservar os nutrientes do alimento. Isso porque o suco de limão é rico em ácido ascórbico (vitamina C) e forma um escudo protetor em volta do alimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Azeite também é uma alternativa

Se você quiser fazer um prato refogado, como uma abobrinha ou um shimeji, a recomendação é untar um recipiente de vidro com azeite, colocar os pedaços por cima e tampar parcialmente. O azeite ajuda a proteger o alimento sem que ele perca muita água.

Coma em seguida

Sempre que fizer um alimento no micro-ondas, procure consumi-lo logo depois que ficar pronto. A razão disso é que, quando o alimento sai do micro-ondas, ele entra em contato com o ar e isso faz com que se danifique. Por isso, é melhor não demorar muito para comer e evitar ter que requentar o alimento e perder mais nutrientes.