PUBLICIDADE

Orlistat emagrece? Descubra como este medicamento funciona

Saiba qual é a indicação médica do Orlistat e os riscos do consumo

Já ouviu falar que Orlistat emagrece? Esse medicamento age diretamente no sistema digestivo, inibindo uma enzima envolvida durante o processo de digestão. "Ele impede que cerca de 30% da gordura ingerida com a alimentação seja absorvida em cada refeição, e esse excesso é eliminado com as fezes", conta a endocrinologista Maria Helane Gurgel, do Laboratório Exame de Brasília.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com a endocrinologista Camila Luhm, membro da Sociedade Latino-Americana de Tireoide, "a indicação desse medicamento é para o tratamento de pacientes com sobrepeso ou obesidade, em conjunto com uma dieta levemente hipocalórica".

Como consumir Orlistat

Maria Helane explica que a dose diária recomendada é de uma cápsula de 120 mg, via oral, tomada durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais. Portanto, o limite é de três cápsulas ao dia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Efeitos colaterais do Orlistat

Ainda que raros, Maria destaca que podem ocorrer casos de hipersensibilidade. "Os principais sintomas clínicos são coceira, erupção cutânea, urticária, angioedema, broncoespasmo e anafilaxia. Casos mais raros também podem apresentar erupção bolhosa, aumento das enzimas do fígado e fosfatase alcalina", completa a especialista.

Riscos do consumo

O mais comum é ocorrer episódios de diarreia. "Em geral esses episódios de diarreia estão muito relacionados com a quantidade de gordura ingerida pelos pacientes em suas refeições", comenta Maria Helane. Abaixo, ela destaca outros riscos que surgem com o consumo do remédio:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Contraindicações

Maria Helane ressalta que Orlistat é "contraindicado a pacientes com síndrome da má absorção crônica, colestase (redução do fluxo biliar) ou hipersensibilidade conhecida ao orlistat ou a qualquer um dos componentes de sua formulação". Além disso, para que o Orlistat ou qualquer outro remédio emagrecedor funcione, é preciso buscar orientação de um especialista. Isso porque eles podem causar efeitos sérios e precisam ser tomados com muito cuidado.