PUBLICIDADE

Rita Lobo explica por que obsessão por dietas é prejudicial à alimentação

Para ela, a base de uma alimentação saudável é a variação

A chef de cozinha e apresentadora Rita Lobo, é conhecida pela sua defesa ao consumo de alimentos de verdade. Em uma entrevista ao BBC, Rita afirma que "a obsessão por dietas da moda, contagem de calorias ou substituir uma comida por outra, são sintomas do nosso distanciamento da comida de verdade e da cozinha".

Para Rita, comida de verdade é toda aquela que origina-se da natureza, animal ou vegetal. Na prática, é uma alimentação composta por frutas, legumes, grãos, cereais e carnes, e que elimina ultraprocessados, que são imitações da comida utilizando produtos exclusivamente industriais e totalmente nocivos à saúde.

A chef critica a substituição de uma comida por outra quando não há uma necessidade específica. "As pessoas têm essa lógica de querer substituir, o hotdog por salsicha de couve-flor por exemplo, e não é isso. A substituição faz sentido quando a pessoa tem uma necessidade especial de alimentação, caso dos diabéticos, celíacos e alérgicos a lactose. No entanto, não é disso que as pessoas estão falando, mas sim de uma tentativa de driblar a alimentação, sem cozinhar, e substituir o ruim pelo menos pior", explica Rita para o BBC.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para ela, a contagem de calorias é uma ideia que só é benéfica para a indústria alimentícia, que nas palavras dela, vive dos modismos nutricionais e criam produtos para atender essa demanda com grande investimento de marketing, pois ninguém consegue manter essas dietas por muito tempo.

Rita afirma que a base para uma alimentação saudável é a variação. "O que é melhor? comer todos os dias salada com peixe ou em um dia comer peixe, no outro carne, frango, porco, arroz com feijão? É sempre melhor variar", sugere a apresentadora.

Em seu canal no Youtube, a chef designa uma espaço exclusivo para ofertar um curso que tem como o intuito ensinar o que realmente é a comida de verdade e como prepará-la ao seu dia a dia de forma simples e benéfica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Henrique fogaça explica por que você deve começar a cozinhar.