4 motivos para consumir iogurte e como incluí-lo em suas receitas

O iogurte vai bem em todas as refeições do dia, ajuda a deixar receitas mais leves e saborosas e contribui para sua saúde

Que tal um iogurte com frutas no café da manhã? E no almoço, uma salada com molho de iogurte? O café da tarde pode ter um bolo que levou o iogurte no preparo. Para fechar o dia, uma torta caprichada que também leva o ingrediente. Pois é, o iogurte é um item versátil na cozinha, cabe em todas as refeições e ainda traz uma série de benefícios para sua saúde e bem-estar.

Fonte de nutrientes como proteínas, cálcio e vitaminas, além de probióticos, o iogurte é um alimento funcional. Ele traz saciedade e ainda contribui para diversos aspectos, da saúde intestinal e fortalecimento dos ossos à melhora do humor. Entenda os principais benefícios deste produto:

Benefícios do consumo do iogurte

1. Saúde intestinal em dia e imunidade em alta

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O intestino tem relação direta com diversos sistemas do nosso corpo, entre eles o imunológico. Por isso, cuidar bem dele, preservando o equilíbrio das bactérias ali presentes, será uma força e tanto para manter a imunidade em dia.

Aí entra o iogurte. Ele é fonte de probióticos, que ajudam a recompor as bactérias boas que fazem parte da flora intestinal. Essas bactérias atuam como soldados no nosso organismo e, por isso, contribuem para o aumento da imunidade.

Os probióticos também melhoram o trânsito intestinal, ou seja, ajudam a evitar a prisão de ventre. Com isso, o intestino acaba mais equilibrado e consegue fazer uma melhor absorção de nutrientes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Melhora do humor

Cuidar da saúde intestinal também é um caminho para melhorar o humor, afinal, o intestino responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo. Esse neurotransmissor atua na regulação do sono e da temperatura corporal, além de promover a sensação de bem-estar. E como consumir iogurte ajuda a manter a flora intestinal e também a prevenir o intestino preguiçoso, o órgão vai exercer bem as suas funções e, como resultado, você terá mais disposição e ânimo para seu dia a dia.

3. Ossos fortes

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O iogurte é um derivado do leite e, portanto, também é fonte de cálcio, substância importante para a manutenção de ossos fortes e para prevenir doenças como a osteoporose. Uma porção de 100 gramas do alimento - o equivalente a uma embalagem de um Iogurte Grego Nestlé ou Chamyto - contém, aproximadamente, 121mg de cálcio, segundo a Tabela de Composição Química dos Alimentos da Unifesp.

4. Ajuda na dieta

Consumir proteínas é importante para a construção e manutenção de tecidos e músculos, e o iogurte é uma excelente fonte desse nutriente. Além disso, um alimento rico em proteínas traz mais saciedade e pode ser combinado com outros itens, como cereais e frutas, para uma refeição equilibrada e que cabe para quem busca uma alimentação mais saudável ou quer emagrecer.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Iogurte na culinária

Além dos benefícios citados, os iogurtes são alimentos completos, porém leves, com baixo teor de gordura. Com isso, são uma opção para quem busca dar mais cremosidade e leveza às receitas sem usar itens mais gordurosos, como o creme de leite.

A dica é optar por versões naturais ou desnatadas em pratos salgados e deixar os iogurtes com frutas ou saborizados para os doces. O iogurte grego também é bem-vindo e deixa molhos e outros preparos ainda mais cremosos sem pesar. Ou seja, sempre há um iogurte para incrementar a sua receita!

E A IOGURTERIA NESTLÉ ressalta tanto os benefícios do iogurte quanto a praticidade e versatilidade desse produto, que pode ser consumido sozinho, com uma fruta ou fazer parte de diversas receitas. Que tal apostar em frango com iogurte para variar o cardápio? Veja o passo a passo:

Como fazer sobrecoxa de frango marinada no iogurte e curry

Ingredientes

Modo de preparo

Distribua as sobrecoxas em uma travessa que possa ser levada ao forno. Na própria travessa, adicione os demais ingredientes e misture bem para que as sobrecoxas fiquem submersas. Deixe marinar por uma hora na geladeira. Então, leve a travessa ao forno preaquecido a 180ºC até que as sobrecoxas estejam bem douradas.

O iogurte também vai bem em tortas salgadas, bolos e muito mais. E agora que você já conhece alguns dos benefícios do iogurte e sabe que ele é um grande aliado da alimentação equilibrada e prática, visite A IOGURTERIA NESTLÉ, recheada de conversas gostosas e inspirações para você incluir o alimento no seu dia a dia e aproveitar todas as vantagens que ele tem a oferecer à sua saúde.