PUBLICIDADE

Conheça os alimentos remosos e entenda por que evitá-los

Na sabedoria popular esses alimentos são conhecidos por aumentarem as chances de alergias e inflamações

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Não, os "alimentos remosos" não fazem parte de nenhuma classificação científica e, sim, de uma expressão antiga, ligada à sabedoria popular. Ainda bastante utilizado no Nordeste brasileiro, o termo define alimentos que podem provocar inflamação na pele por reação alérgica.

Também chamados de "alimentos carregados", o que os alimentos remosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e de gordura animal.

Os remorsos são alimentos ricos em gordura hidrogenada, proteína ou gordura animal que prejudicam o organismo e facilitam o surgimento de uma inflamação (ou piora de uma já existente), principalmente na pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Eles dificultam a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram tatuagem, piercing ou estão em processo pós-operatório, pois seu efeito pode causar complicações nos pontos e na recuperação.

Quais são os alimentos remosos?

Na lista de alimentos a serem evitados, estão: açúcar, refrigerante, embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e carne processada, principalmente a carne de porco.

Comidas ultraprocessadas, como fast food, também se enquadram na lista de alimentos remosos. Laticínios, frituras e alimentos ricos em gordura (como o abacate), frutos do mar (como mariscos e caranguejo) e o chocolate ao leite também devem ser evitados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Agora que você já conhece os alimentos remosos, vamos discutir o que é mito ou verdade em relação a esses alimentos e sua influência na inflamação: nem sempre consumir esses alimentos resulta em inflamação. Mas, se consumidos em excesso, provavelmente a cicatrização do seu piercing ou da sua tatuagem vai demorar mais.

Mesmo que os alimentos remosos não façam mal na mesma intensidade para todas as pessoas, é bom ter precaução e evitar o consumo desses alimentos se estiver se recuperando de qualquer tipo de lesão ou doença.

Quanto ao consumo de alimentos remosos após cirurgias, é importante tomar mais cuidado, já que em uma cirurgia a lesão pode ser muito mais grave e, assim, pode ser que o corpo precise de mais tempo para se recuperar totalmente. Por isso é tão importante seguir a dieta recomendada por médicos e nutricionistas após qualquer tipo de operação cirúrgica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quanto à dieta, o mais importante é escolher alimentos naturais e evitar os processados. Existem muitas opções para que você combata as inflamações no seu corpo com mais eficiência. Busque uma dieta variada, que contenha alimentos como frutas, legumes, leguminosas, nozes, peixes gordurosos, cereais integrais, ervas e especiarias e fique longe dos excessos relacionados à ingestão de sal, açúcar e gorduras trans, por exemplo.