Alimentos ricos em vitamina B12 e quantidade recomendada

A vitamina B12 pode ajudar na prevenção de doenças, como anemia, e está diretamente relacionada à preservação e à reparação do DNA

A vitamina B12 é um nutriente hidrossolúvel que desempenha inúmeras funções importantes para manter o organismo em perfeito funcionamento. Sua presença está diretamente relacionada à preservação e à reparação do DNA, além de manter o metabolismo do sistema nervoso e as células do sangue saudáveis.

Segundo estudos, a vitamina B12 previne o encolhimento do cérebro, sendo especialmente benéfica para idosos.

A recomendação para o consumo diário de vitamina B12 é de 2,4 mcg para adultos saudáveis. Por estar presente na natureza em quantidade muito pequenas, este nutriente é medido em microgramas. Ou seja, 1000 vezes menos que o miligrama. Veja alguns alimentos que contêm vitamina B12 (em 100g):

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Como as principais fontes de vitamina B12 vêm de alimentos de origem animal, pessoas com dieta vegana ou vegetariana tendem a desenvolver carência da vitamina. Nesses casos, é comum que nutricionistas recomendem o uso de suplementos, em conjunto com uma alimentação saudável. A ausência do nutriente pode ser detectada a partir de um exame de sangue.

Quando os níveis de vitamina ficam desequilibrados, o corpo começa apresentar sintomas e desconfortos que podem comprometer a qualidade de vida. Formigamento nas pernas, dificuldade de andar e incontinência urinária são alguns sintomas causados por lesões no sistema nervoso, que causam a morte de neurônios.

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Ademais, a falta da substância aumenta o risco da pessoa desenvolver um quadro de depressão. A anemia megaloblástica (conhecida como anemia perniciosa) também pode ocorrer devido à ausência deste nutriente. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

Embora o excesso desse nutriente seja raro pelo fato do organismo eliminá-lo facilmente pela urina ou suor, é possível que haja superdosagem - ou seja, quando há suplementação. Porém, também é possível acontecer devido ao excesso na alimentação.

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Embora o excesso desse nutriente seja raro pelo fato do organismo eliminá-lo facilmente pela urina ou suor, é possível que haja superdosagem - ou seja, quando há suplementação. Porém, também é possível acontecer devido ao excesso na alimentação.

A grande quantidade de vitamina B12 no organismo pode provocar alterações no baço e aumento dos linfócitos. Os sintomas podem ser reações alérgicas ou aumento do risco de infecções no organismo. Por isso, a ingestão de suplementação deve ser sempre prescrita por especialistas da área médica e nutricional.