PUBLICIDADE

Comer batata frita é pior do que dois hambúrgueres

De acordo com a nutricionista norte-americana Emily Field, essa mudança ajuda a aumentar a quantidade de proteína consumida, reduzir os carboidratos e dá mais saciedade

Sabe aquele dia que você já tem a consciência de que não conseguirá fugir de um encontro com amigos para comer besteiras? Pois bem, isso já aconteceu com todo mundo. Todos nós sabemos que manter uma alimentação saudável não é tarefa fácil, porém, apesar de parecer mentira, é sim possível fazer substituições menos prejudicais na hora de escolher seu prato em uma lanchonete.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo a nutricionista norte-americana Emily Fields existe um método perfeito para quem quer fazer melhores escolhas em fast food: deixar o combo com as batatas fritas de lado e comer dois hambúrgueres. Embora pareça uma sugestão absurda, a médica revelou em um entrevista ao Business Insider que as pessoas precisam repensar na classificação de comidas "boas" e "ruins", e passar a ver quais alimentos possuem os nutrientes que necessitam diariamente.

Por isso, Emily incentiva seus pacientes a terem sempre em mente três componentes dos alimentos: gordura, carboidratos e proteínas. As proteínas servem como combustível para os músculos e dão saciedade, os carboidratos fornecem energia e a gordura ajuda a absorver vitaminas e minerais. Desta forma, consumir esses nutrientes fará com que as pessoas se sintam menos enjoadas, tenham uma compulsão alimentar menor e mais controle na hora comer. Então, para que uma refeição seja considerada boa é preciso que exista equilíbrio entre essas três coisas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Um estudo recente publicado na revista científica Nutritional Metabolism sugere que o equilíbrio é importante devido ao papel que os diferentes macronutrientes desempenham na regulação dos níveis de açúcar no sangue, a energia que nossas células carregam e distribuem por todo o corpo após uma refeição.

No organismo, as gorduras e proteínas diminuem a quebra de carboidratos em açúcar, agindo como uma espécie de proteção contra picos nos níveis de insulina. Então, quando uma pessoa faz uma refeição rica em carboidratos e com pouca proteína, como uma tigela de cereal, é mais provável que tenha picos rápidos e quedas de açúcar no sangue. Contudo, se fosse acrescentado um iogurte grego rico em proteínas ou algumas nozes a essa tigela de cereais, esse tipo de efeito poderia ser evitado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com a nutricionista, comer o hambúrguer e a bata frita é uma combinação muito gordurosa. Trocar as batatas por um segundo hambúrguer, aumentaria a quantidade de proteínas e reduziria proporcionalmente os totais de gordura e carboidratos, esse mudança simples ajudaria a estabilizar os níveis de açúcar do seu sangue. Além disso, Emily comenta que as batatas só fornecem carboidratos e gordura, já que os hambúrgueres contém proteína na carne, carboidrato no pão e a gordura no preparo.

Para calcular se essa troca é realmente vantajosa, basta verificar os valores nutricionais de um lanche vendido em qualquer fast food. Uma porção média de batata frita tem 288 kCal e 35 g de carboidratos, 15 g de gorduras e somente 4 g de proteína. Enquanto isso, um hambúrguer tem 245 kcal, sendo que possui quatro vezes mais proteína (15 g), tem menos gordura (13 g) e ainda contém uma quantidade menor de carboidratos (30 g).

Embora pareça muito difícil fazer essa substituição, se você estiver disposto a comer em um fast-food e terminar com a consciência menos pesada, essa é uma alternativa perfeita. "Tente mudar e veja como se sente", completou a nutricionista.