1 pessoa perguntou:

Qual o tempo máximo para fazer a dieta da sopa?

  • Respondido em 16/02/2018
    Clarissa Fujiwara Nutrição - CRN 32841/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A restrição de grupos alimentares ou no tamanho de suas porções, sobretudo, a médio e longo prazo resulta numa dieta nutricionalmente pobre e pode levar a carências nutricionais, portanto, a monotonia alimentar promovida por dietas muito restritivas, incluindo-se a “Dieta da Sopa” não é um padrão alimentar para se incorporar como um estilo de vida. Com frequência, faz-se o seguimento de dietas restritivas por período delimitado de tempo como uma semana, que pode ser determinado por períodos mais prolongados individualmente, considerando a presença de possíveis doenças ou outras condições de saúde existentes.

    Deve-se ter em mente que a implementação de uma rotina alimentar saudável como um estilo de vida associado a hábitos favoráveis como a prática regular de exercício físico e sono de boa qualidade, definitivamente serão elementos-chave para qualidade de vida e manutenção de peso a longo prazo (evitando-se o famigerado “Efeito-Sanfona”) e do estado de saúde pleno.

    O que muitas vezes ocorre, independentemente do tipo de dieta, é o indivíduo pensar nela como algo a ser seguido por um período limitado de tempo para, posteriormente, retomar os hábitos anteriores e, consequentemente, apresentar o reganho do peso eliminado.

    Seguir determinado padrão de alimentação que respeite às necessidades individuais, a rotina e os valores e as preferências alimentares são elementos-chave para que seja praticada a reeducação alimentar que gere um emagrecimento sustentável e permanente.

    O seguimento com dietas hipocalóricas como a “Dieta da Sopa” deve ser determinado individualmente, com acompanhamento profissional de um nutricionista para que se realize o planejamento nutricional adequado, considerando também os objetivos e às necessidades específicas e determine o como deve ser o seguimento neste tipo de alimentação.

    PUBLICIDADE