Evânnia perguntou:

Uvas verdes ou roxas baixam o colesterol?

  • Respondido em 22/10/2013
    Dra. Valéria Viana Nutrologia - CRM 76838/SP
    especialista minha vida - MEMBRO DA ABRAN
    Olá,

    As uvas de preferência vermelhas, roxas ou pretas são excelentes para a saúde do coração, pois sua casca aumenta o colesterol bom, HDL, e a uva verde tem poderes antivirais e antibacterianos.

    É na casca da uva que está um excelente parceiro do coração, o resveratrol, que é um ótimo antioxidante e diminui o colesterol ruim, LDL, evitando o acúmulo de gordura nas artérias (arteriosclerose) e prevenindo doenças do coração e aumento da pressão arterial. As uvas de pigmentação escura geralmente são mais benéficas, pois têm maior quantidade de flavonoides que são antioxidantes que eliminam radicais livres (moléculas instáveis que ocasionam doenças). A uva verde tem maior quantidade de catequinas que é um tipo de polifenol que tem ação antiviral e antibacteriana.

    Portanto, as uvas possuem antioxidantes potentes, como o resveratrol, da casca de uvas vermelhas e roxas, e os polifenóis, que protegem as células contra agressões. Outro tipo de polifenol chamado às antocianinas é absorvido pelo nosso corpo e diminui o colesterol.

    PUBLICIDADE