
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Você sabia que o morango pertence à família das rosas? Pois é — tanto a fruta quanto a flor fazem parte da família das rosáceas, um grupo de plantas dicotiledôneas da ordem Rosales. Nesse grupo, também estão incluídas outras frutas comuns no dia a dia, como a cereja, a maçã e a framboesa.
Na verdade, o morango corresponde a diferentes espécies de plantas rasteiras do gênero Fragaria. É uma fruta de formato cônico ou quase arredondado, de tamanho variável conforme a espécie, que possui, na parte superior, uma coroa de sépalas verdes. Tem coloração avermelhada e sabor que vai do ácido ao muito doce. Seu aroma intenso é uma das características mais marcantes.
Mas, afinal — você sabe como conservar o morango corretamente para que ele dure mais tempo?
Como armazenar os morangos para que continuem frescos?
Algo importante que você também precisa saber é que o morango é extremamente sensível e se deteriora com facilidade, por conta do alto teor de água e da estrutura delicada da fruta. Isso o torna suscetível ao mofo e a danos físicos que reduzem sua durabilidade em casa.
Mais do que escolher o local certo para armazenar, o segredo para conservar o morango está em preparar corretamente a fruta antes de guardá-la. O primeiro passo é desinfetar os morangos em uma solução com cloro ou vinagre, substâncias que ajudam a prolongar sua vida útil. Deixe-os de molho nessa mistura por alguns minutos — isso contribui para eliminar esporos e bactérias responsáveis pela deterioração.
Em seguida, seque bem os morangos e, quando estiverem completamente secos, armazene-os em um pote com vedação a vácuo ou tampa bem fechada. Vale colocar um pedaço de papel toalha por cima, dentro do recipiente, para absorver eventuais excessos de umidade. Por fim, lembre-se de checar os morangos com frequência — e, claro, de consumi-los. Mesmo bem armazenados, eles não duram para sempre.
Por que o armazenamento com vedação total é a melhor opção?
A vedação a vácuo é uma técnica que consiste em retirar todo o ar de uma embalagem, com a promessa de prolongar o prazo de validade e a vida útil dos alimentos. Esse tipo de vedação costuma ser feito com plásticos impermeáveis, mas hoje já existem potes que permitem esse tipo de fechamento com a ajuda de uma ferramenta específica.
O segredo por trás desse método é que, ao embalar os alimentos sem a presença de ar, reduzem-se perdas e uma grande quantidade de antioxidantes acaba se fixando na comida, o que gera um efeito térmico benéfico para o produto.
Além disso, essa técnica ajuda a preservar os valores nutricionais dos alimentos, justamente pela ausência de oxigênio: impede a proliferação de microrganismos causadores de fungos e bactérias, retarda a degradação enzimática (evitando a oxidação de gorduras e vitaminas) e previne o escurecimento dos carboidratos.
Saiba mais: Você sabia que morango não é fruta? Veja porque ele e outros como o caju não entram nessa categoria