Liz perguntou:

O melhor pra quem quer emagrecer é:somente caminhar por uma hora ou intermediar corrida com a caminhada durante 1hora?

  • Respondido em 05/08/2015
    José Nunes da Silva Filho Educação Física - CREF 127318/SP
    Olá,

    Olá boa tarde,
    Primeiramente, gostaríamos de agradecer pela interação.

    Em segundo, atualmente sabe-se segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, que através de estudos populacionais, chegaram a um consenso de que realizar atividades físicas por volta de 03 vezes por semana e, em média de 30 a 50 minutos por dia, seria uma maneira saudável de combater o sobrepeso e além do mais, prevenindo diversas doenças crônicas não transmissíveis.

    No entanto, para que nossa resposta seja ainda mais específica, podemos citar que além dos exercícios aeróbio, como por exemplo (caminhar, andar de bicicleta), novas pesquisas vêm demonstrando que a musculação (exercícios com peso) são fundamentais no processo de emagrecimento (1,2). Tanto que o conceituado Colégio Americano de Medicina do Esporte "American College Sport Medicine" (3), afirmam que o treinamento resistido é um potente estímulo no aumento da Taxa Metabólica Basal (TMB) e pode contribuir tanto para o ganho de massa magra quanto para o sucesso em um programa de perda de peso e/ou de gordura corporal.

    Portanto, o importante é manter-se ativo, praticando atividades físicas, e caso possível for, procurar profissionais que possam acompanhá-lo tanto na prática de atividade física, quanto na reeducação alimentar.

    Obrigado pela atenção, e nos dispomos para quaisquer dúvidas futuras!

    Referências
    1. Silva Filho, J.N. Treinamento de força e seus benefícios voltados para um emagrecimento saudável. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 7, n. 40, 2013.
    2. Silva Filho, J.N. Musculação Emagrece?. Disponível em:.
    3. ACSM. Position stand on the appropriate intervention strategies for weight loss and prevention of weight regain for adults. Med Sci Sports Exerc 33:2145–2156, 2001.

    PUBLICIDADE