PUBLICIDADE

Broto de feijão: benefícios, como fazer e receitas

Conheça mais sobre o alimento comum na culinária oriental

Bowl rústico com broto de feijão.
Bowl rústico com broto de feijão.

O que é broto de feijão?

O broto de feijão, também conhecido como moyashi, é nada mais que o feijão-mungo germinado. Ele pertence à família das leguminosas e é muito utilizado na culinária oriental.

Trata-se de uma semente que iniciou uma nova fase de transformação para gerar uma nova planta. Diferentemente dos vegetais maduros, que vão diminuindo seu valor nutricional após a colheita, os brotos conservam suas propriedades até o momento do consumo.

Como consumir

No geral, os brotos podem ser consumidos crus ou em preparações cozidas, como refogados, sopas e cremes. O broto de feijão é consumido principalmente em saladas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nutrientes e benefícios do broto de feijão

Broto de feijão.
Broto de feijão.

Fibras: Favorecem a saúde intestinal, facilitando a digestão e evitando constipação e diarreia;

Aminoácidos: Contribuem para o fortalecimento de unhas, cabelos e pele e auxilia na regeneração de tecidos;

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Vitamina A: Atua na saúde dos olhos, cabelo e pele;

Vitaminas B1 e B6: Responsáveis pela função cognitiva, além da saúde de pele, cabelo e unhas;

Vitamina C: Potente antioxidante que auxilia no sistema imune;

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Vitamina E: Neutraliza os fatores genéticos que contribuem para doenças crônicas e degenerativas;

Vitamina K: Coagulante que favorece a saúde cardiovascular;

Ferro: Melhora função muscular e cerebral, além de prevenir doenças crônicas;

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Magnésio: Participa da síntese proteica, função muscular nervosa e no controle da glicose no sangue;

Fósforo: Componente importante para ossos e dentes, além de ajudar a regular o ph do organismo;

Zinco: Possui função anti-inflamatória e age como cicatrizante.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além de todos os benefícios citados acima, o broto de feijão também é uma ótima alternativa à proteína animal.

Informação nutricional do broto de feijão (porção de 100 gramas)

Calorias 44
Carboidratos 7,76g
Proteínas 4,17g
Lipídios 0,1g
Fibras 1,97g
Colesterol 0,0mg
Vitamina A 1,14mcg
Vitamina B6 0,15mg
Vitamina C 12,0mg
Vitamina E 0,06mg
Cálcio 14,5mg
Ferro 0,82mg
Sódio 1,79mg
Magnésio 25,1mg
Fósforo 74,8mg
Potássio 189mg
Zinco 0,57mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TBCA

Quantidade recomendada

Recomenda-se consumir até uma xícara de chá de broto de feijão por dia. Mas não há riscos conhecidos relacionados ao consumo excessivo de broto de feijão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Contraindicações do broto de feijão

Não há contraindicações para o consumo de broto de feijão.

Porém, é preciso atentar-se à procedência, armazenamento e higienização do produto. Como o alimento também pode ser consumido cru, pode oferecer risco de infecção alimentar.

Broto de feijão.
Broto de feijão.

Como fazer broto de feijão

Refogado de broto de feijão

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Modo de preparo

Aqueça uma panela funda em fogo médio.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Acrescente o óleo de soja, o alho, o gengibre, a cebola e o peito de frango. Refogue e, quando o frango estiver dourado, junte a cenoura.

Quando a cenoura estiver cozida mas ainda firme, acrescente o broto de feijão e os temperos, sempre experimentando para não salgar.

Por último, acrescente o pimentão e o óleo de gergelim. Deixe cozinhar por somente alguns instantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Salada de broto de feijão

Modo de preparo

Aqueça água suficiente para escaldar o broto de feijão.

Escalde-o e logo resfrie-o com água corrente.

Em uma panela aquecida em fogo baixo, doure a cebola e o alho no azeite. Então, adicione os tomates e mexa até amolecerem.

Adicione a cenoura, a cebolinha, o coentro, o limão e o shoyu. Misture tudo muito bem, adicione o sal a gosto e desligue o fogo.

Wrap de couve com castanhas e broto de feijão

Modo de preparo

Deixe as castanhas de molho na água por 30 minutos. Escorra as castanhas e despreze a água do molho.

Em um processador, mixer ou liquidificador, adicione as castanhas e os demais ingredientes. Com o aparelho em funcionamento, adicione água lentamente até obter a consistência de uma maionese.

Desligue o aparelho, adicione o broto de feijão e misture delicadamente para incorporar.

Faça o rolinho do wrap com uma folha de couve higienizada adequadamente e recheie com a pasta já preparada.

Fontes consultadas