Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O psicólogo Arun Mansukhani explicou o que podemos fazer para lidar com o hábito quase universal de procrastinar. Ele detalhou algumas estratégias para controlar a tendência de deixar tudo para depois, apresentando uma série de passos que são comuns entre as pessoas que costumam adiar suas tarefas.
Passos que todo procrastinador deve seguir para não deixar nada para depois
Reconhecer que se tem um problema
Como em quase tudo na vida, só conseguimos mudar algo quando reconhecemos que isso é um problema. Muitas vezes nos enganamos dizendo que estamos adiando tarefas porque somos perfeccionistas e precisamos de mais tempo, ou justificativas semelhantes. No entanto, é só quando reconhecemos o problema que conseguimos corrigi-lo.
O que puder fazer agora, faça agora
Existem tarefas que são rápidas e podem ser feitas em menos de cinco minutos. A partir de agora, faça essas tarefas assim que surgirem. Seja jogar o lixo fora, ligar para alguém ou apertar aquele parafuso da cadeira que não para de balançar. Essas pequenas tarefas, se anotadas ou deixadas para depois, acabam se tornando uma bola de neve que nos sobrecarrega.
A famosa lista de urgente e importante, desmembrada em pequenos pedaços
As tarefas que exigem mais tempo podem ser classificadas como urgentes, que precisam ser feitas imediatamente, ou importantes, que devem ser feitas, mas com menos pressa. Se houver algo que não seja nem urgente, nem importante, e não puder ser feito em menos de cinco minutos, simplesmente ignore.
Cada tarefa grande que nos sobrecarrega pode ser dividida em microtarefas que parecem muito mais fáceis. Para entender melhor, imagine que uma pedra de 100 quilos cai sobre você enquanto faz uma trilha.
Se não te matar, com certeza te causará muito dano. No entanto, se essa pedra for dividida em pequenas pedrinhas de alguns gramas, e elas forem caindo aos poucos durante cinco horas de caminhada, você mal perceberá.
É assim que funciona nosso cérebro quando se trata das tarefas que deixamos para depois, porque parecem exigir muito tempo. Divida a tarefa em “pequenas pedrinhas” e estabeleça limites de tempo para cada uma. Comece pelas tarefas mais complexas e criativas, para enfrentá-las com mais energia, e depois siga para as outras.
Você ganhou um prêmio
Os seres humanos tendem a se punir com frequência, mas raramente nos premiamos com reforço positivo por alcançar pequenas conquistas, que parecem muitas vezes não tão importantes. Para parar de procrastinar, Mansukhani sugere que nos premiemos com aquilo que costumávamos usar como desculpa para deixar a tarefa para depois, como assistir a uma série, olhar o celular ou qualquer outra coisa.
Depois de cumprir as micro tarefas e celebrar cada uma delas, passamos para as próximas. Assim, quase sem perceber, teremos completado aquela tarefa gigantesca e tirado um peso das costas, como se a pedra de 100 quilos tivesse sido finalmente removida.