Fundador da Neuro Performance EMS Training e Criador do método TOP10Rounds, Lincoln Cavalcante é Personal Trainer e está...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A falta de tempo é um dos principais motivos que impedem muitas pessoas de deixarem o sedentarismo. No entanto, ao contrário do que se imagina, não é preciso passar horas na academia para ter uma rotina mais ativa.
De acordo com um estudo realizado na Edith Cowan University (ECU), fazer apenas cinco minutos de exercícios excêntricos por dia é o suficiente para tornar-se mais ativo. Para o trabalho, os pesquisadores avaliaram a saúde física e mental dos participantes, que ao longo de quatro semanas realizaram exercícios como agachamento na cadeira e flexão na parede.
“Os resultados destacaram que os exercícios excêntricos são muito eficazes para melhorar o condicionamento físico. Esse tipo de exercício também é mais acessível para a maioria das pessoas, pois utiliza o peso corporal e elimina a necessidade de frequentar uma academia”, informou Ken Nosaka, professor da Escola de Ciências Médicas e da Saúde da ECU, em comunicado.
Saiba mais: Dá para ganhar músculo treinando só duas vezes na semana?
O que são os exercícios excêntricos?
De acordo com o personal trainer Lincoln Cavalcante, os exercícios excêntricos são movimentos em que o músculo se alonga enquanto exerce força. “Isso ocorre durante a fase de ‘volta’ ou ‘descida’ de um movimento — por exemplo, ao descer lentamente um haltere durante a rosca bíceps ou ao agachar controladamente em um agachamento”, explica.
Alguns dos benefícios dos exercícios excêntricos são:
- Maior produção de força
- Maior numero de microlesões musculares que estimulam a hipertrofia
- Pode ser utilizado em reabilitações e tratamentos
- Aumento da flexibilidade
- Mais controle neuromuscular
- Podem ser executados em qualquer local, já que não necessitam de aparelhos
Exercícios excêntricos para fazer em casa
Entre os exercícios excêntricos que podem ser realizados em casa, o especialista recomenda:
1. Agachamento com freio excêntrico
Possui foco em quadríceps, glúteos. Agache normalmente em 2 segundos e suba em 1 segundo. Na volta, desça em 5 segundos, controlando até o fundo.
2. Flexão de braço com descida lenta
Tem como foco músculos do peito, tríceps, ombros. Desça o corpo em 5 segundos e suba normalmente. Se estiver difícil, faça com os joelhos apoiados.
3. Afundo com excêntrica (alternado)
Trabalha músculos dos glúteos, quadríceps e posterior de coxa. Dê um passo à frente, abaixe lentamente em 4-5 segundos, suba em 1 segundo. Alterne as pernas.
4. Abdominal crunch com descida lenta
Tem foco em abdômen. Suba normalmente e desça o tronco devagar, em 4 a 5 segundos.
Saiba mais: Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos