PUBLICIDADE

8 passos para ter um relacionamento saudável

Algumas atitudes podem ajudar você na construção de um relacionamento duradouro e feliz

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Todos sabemos que não existe nenhuma fórmula secreta para manter uma relação saudável e duradoura, isso porque cada pessoa possui características diferentes. Contudo, as pequenas atitudes do dia a dia podem fazer grande diferença e transformar seu relacionamento. Confira:

1. Conversem sobre o que estão sentindo

A honestidade é essencial em um relacionamento, já que mostra o respeito que tem pelo próximo. Por isso, se algo em seu companheiro (a) incomoda você, procurem conversar e achar uma solução para o problema. Expor pequenos pensamentos ajudaram vocês a tornar essa relação mais sólida.

"A conversa é imprescindível, seja na troca de assuntos cotidianos ou de fato um problema entre o casal. Porém, não é preciso compartilhar tudo. Em relacionamento mais longos, as pessoas tem o costume de achar que já conhecem tudo do companheiro, mas as pessoas mudam com o tempo. Por isso, a conversa ajuda a manter esse conhecimento do próximo", comentou Rita Calegari, psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Volte a realizar coisas que faziam no começo do relacionamento

No início de um relacionamento, os indivíduos tendem a agradar mais o parceiro para fortalecer a relação. No entanto, depois de algum tempo o casal o casal acaba ficando mais preguiçoso. As flores, passeios e o desejo enlouquecedor começam a ficar no passado.

Porém, não se engane, é possível sim reacender a chama entre vocês. Procurem relembrar dos bons momentos vividos e voltem a realizar coisas que amavam fazer juntos.

"É importante lembrar também que o casal não deve ficar preso no passado, indo aos mesmos lugares e fazendo os mesmos programas. As pessoas mudam e por isso é preciso repaginar o relacionamento também. Além disso, o companheiro não deve se submeter a fazer coisas que não gosta mais", afirmou a psicóloga.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Não guarde mágoas

Não basta vocês manterem uma comunicação se as mágoas continuam a serem guardadas. Esse tipo de ressentimento pode afetar a relação ao longo dos anos. Então se durante uma briga algo lhe deixou magoada, exteriorize isso no mesmo instante.

"A mágoa pode prejudicar até a saúde, tendo mais consequências negativas para quem sente. Esse sentimento afeta diretamente a relação e o jeito que a pessoa passa a enxergar o parceiro. Para esse caso o melhor remédio é o perdão", disse Rita Calegari.

4. Conheça seu parceiro

Qual é a sua comida favorita? O que será que faz no tempo livre? Qual seu estilo musical? Essas sãos apenas algumas perguntas que todo mundo já se fez no início de um relacionamento e, acredite, elas são essenciais para construir uma relação saudável.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com a psicóloga Rita Calegari, conhecer os gostos e manias do seu amor pode ajudar a manter um relacionamento estável. "A convivência oferece essa intimidade e conhecimento, assim é possível conhecer os interesses do próximo. Quando você não conhece as coisas que o seu companheiro gosta, pode acabar ocorrendo um afastamento.", comentou.

5. Reservem um tempo a sós para namorar

Entre as responsabilidades com trabalho, casa, filhos ou estudos encontrar um tempo para o casal se torna uma tarefa muito difícil. É preciso evitar esse distanciamento, já que ele pode prejudicar a relação. Para resolver esse problema, é ideal que as pessoas agendem um dia semanalmente ou mensalmente para poder conversar ou curtir um momento a dois.

"Em um relacionamento é necessário que o casal tenha um momento a sós, para que eles possam conversar sobre situações que não ficaram bem resolvidas ou apenas relaxar. Esse momento é fundamental para a saúde da relação, e periodicidade para essa oportunidade varia muito de indivíduo para indivíduo", disse a psicóloga.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

6. Aprenda a entender e ouvir, mesmo sem concordar

Em discussões ou conversas do dia a dia é importante ser flexível e ouvir o próximo. Você pode até não concordar com aquilo que está sendo dito, mas ter consciência da opinião do outro, ajuda a tornar o relacionamento mais firme.

"Isso mostra que ambos estão em um relacionamento maduro. Não é preciso concordar com tudo pra amar, gostar e respeitar", afirmou.

7. Elogie seu parceiro (a)

Aprenda a valorizar seu companheiro (a) em pequenas ações do cotidiano, mostre para ele o quanto você é grato por o ter em sua vida ou como ama quando ele faz algo para ti. Todo mundo gosta de ser reconhecido e elogiado. A falta desse reconhecimento pode acabar abalando o relacionamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

8. Não caia na rotina

O comodismo e a rotina podem acabar com qualquer relacionamento. São nas pequenas ações, como um jantar ou um presente, que uma relação pode se tornar mais leve. Além disso, experimentem fazer uma viagem ou irem a lugares diferentes.

"É importante investir na qualidade da relação com transparência, afeto lealdade, respeito e carinho, já que eles serem como pilar para um bom relacionamento", revelou a psicóloga.