12 maneiras simples de melhorar seu humor hoje

Repensar seu posicionamento diante dos problemas pode lhe levar à uma vida mais saudável e prazerosa

Muitas vezes temos a sensação que poderíamos estar nos sentindo melhor no dia a dia. O estresse de uma rotina exaustiva no trabalho, as responsabilidades advindas de diversas áreas de nossas vidas, decepções amorosas, e quaisquer outros problemas, acabam diminuindo nossa capacidade de estar bem no presente.

É importante que nos atentemos ao nosso humor, pois ele serve não apenas como fonte de energia para que possamos lidar melhor com as adversidades em nossos caminhos, mas também como uma ferramenta para que vejamos a vida de uma forma leve. A seguir você encontra algumas dicas práticas que podem lhe ajudar a melhorar o seu ânimo.

Invista em experiências

Uma pesquisa feita por Miriam Tatzel, do Empire State College em Nova York, entrevistou 329 consumidores e mostrou que aqueles que investem seu dinheiro em experiências como jantar em lugares agradáveis ou vão à shows, são mais felizes do que aqueles que gastam seu dinheiro com bens materiais como roupas. Até porque, experiências podem ser compartilhadas com família e amigos, e um par de sapatos, é uma aquisição exclusivamente individual.

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Não tente fugir das adversidades

Colocar a "sujeira debaixo do tapete" não é o mais recomendável. Fugir do problema até causa um alívio momentâneo, mas não o anula. Situações estressantes são acima de tudo, oportunidades para o crescimento pessoal, uma forma de se auto conhecer e amadurecer. Pode ser ruim no começo, mas se torna recompensante saber que você é capaz de lidar com aspectos negativos de sua vida.

Faça boas ações

Pensar no bem coletivo nos torna mais empáticos, e ao entrar em contato com outras realidades, nos tornamos gratos pelo o que temos e nos sentimos ainda mais úteis.

Organize sua rotina

Você já deve ter passado por um momento em que seus prazos colidiram e suas metas não foram atingidas. Para que isso não aconteça, é importante ter uma agenda ou qualquer outra ferramenta que lhe permita ter uma melhor noção sobre suas prioridades.

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Veja fotos antigas

Dê uma olhada em fotos antigas quando se sentir para baixo: Uma pesquisa feita pela Open University no Reino Unido, mostra que revisitar bons momentos como viagens, através de fotografias, pode melhorar em até 11% nosso estado de humor atual durante o dia.

Comemore cada conquista

Reconheça até mesmo as pequenas coisas. Isto lhe trará uma maior autoestima;

Ilumine sua vida

Você sabia que uma hora de sol é capaz de melhorar seu humor tanto quanto antidepressivos? Um estudo sobre a depressão mostrou que a terapia com luz ajudou 50% dos adeptos, elevando seus humores e os fazendo dormir melhor. E o melhor, sem causar efeitos colaterais.

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Dê tempo para a sua mente

O excesso de responsabilidade e preocupações podem levar a problemas mais sérios. Saiba a hora de focar nos empecilhos, mas permita-se ter momentos em que seja possível não pensar em quaisquer obrigações. Use este tempo para relaxar.

Registre os melhores momentos de seu dia

Seja em um caderno, ou até mesmo no celular, anote ao menos três pontos positivos de seu dia e reflita sobre seu papel em fazer estes bons momentos acontecerem. Saber que você está sob controle da positividade em sua vida lhe trará uma grande satisfação.

Mergulhe em momentos prazerosos

Foque no presente, sem o excesso de análises, apenas curta o momento. Deitar-se e apenas ouvir suas músicas favoritas, ler um livro ou assistir à um filme podem lhe afastar do mundo externo, e fazer com que você entre em contato com seu interior.

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Exercite-se

Praticar exercícios lhe trará mais energia no dia a dia, e também pode servir como válvula de escape para os sentimentos ruins.

Invista em seu lado espiritual

A Fé pode satisfazer um desejo humano básico: o de sentir-se parte de algo maior, independente de sua religião. E se você não tiver religião, não tem problema. Você pode praticar meditação ou fazer aulas de Yoga, que também promovem uma conexão maior com seu espírito e auxiliam no 'mindfulness'.

Seguindo estas dicas, poderá ser possível notar uma melhora em seu estado de mente. Isto não significa que você estará sempre bem humorado, mas estará mais preparado psicologicamente no cotidiano. Os momentos ruins surgirão, o importante é saber lidar com eles, pois o excesso de pensamentos negativos podem afetar até mesmo sua saúde física e mental.

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Hora de procurar um especialista

Se você acorda todos os dias sentindo-se indisposto e sente que a tristeza está tomando conta dos seus dias, é importante conversar com um terapeuta. Esse profissional é habilitado a ouvir contribuir para que o indivíduo lide de forma mais equilibrada com as situações que lhe aparecem. É importante saber que procurar ajuda profissional pode trazer transformações positivas para a sua vida.