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Seu chuveiro pode ser aliado contra a depressão: Entenda como

Estudiosos afirmam que o banho quente é ainda mais eficiente no combate a depressão do que exercícios físicos

Tomar um banho quente no fim do dia é um momento restaurador e relaxante. E segundo estudo realizado pela Freiburg University, na Alemanha, os benefícios podem ser ainda maiores para quem tem depressão, visto que as altas temperaturas da água podem reduzir os impactos do distúrbio emocional.

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Para desfrutar dos benefícios é necessário tomar um banho de meia hora diariamente, a 40 graus celsius. Para potencializar o efeito positivo, você também pode ingerir água quente e se cobrir com um cobertor por 20 minutos, duas vezes por semana.

Os pesquisadores afirmam que as águas quentes auxiliam na estabilização da temperatura corporal, potencializando o ciclo circadiano e regulando o sono. Como consequência dessas melhorias, há uma maior sensação de bem estar.

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Como o estudo foi feito

O estudo contou com a participação de 45 pessoas, que tinham depressão moderada ou severa, de acordo com a escala de avaliação de Hamilton para depressão. Após oito semanas realizando os banhos quentes, os participantes foram analisados novamente pela escala e tiveram seus níveis de depressão reduzidos em seis pontos.

Vale lembrar que a escala de Hamilton para depressão vai de 1 a 50 e a média dos participantes após o experimento foi de 21.7. Em contrapartida, quem realizou exercícios físicos ao invés de tomar banhos quentes, experienciou uma queda de apenas três pontos na escala da depressão.

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