PUBLICIDADE

Jogar Tetris pode trazer um grande benefício para a sua mente: Saiba qual

Mais do que entretenimento, o jogo relaxa a mente e diminui os impactos da ansiedade

Provavelmente você já jogou Tetris em algum momento de sua vida. O game foi criado em 1984 e até hoje mantém as pessoas entretidas enquanto tentam alinhar bloquinhos em fileiras. Entretanto, o benefício do Tetris vai além do divertimento: Segundo estudo publicado no periódico Emotion, o jogo alivia a sensação de ansiedade nos colocando em um estado mental chamado "Flow", fluxo em inglês.

O estado de fluxo acontece quando estamos completamente imersos na atividade que estamos realizando, nos sentindo envolvidos e realizados. Estar em fluxo significa ter altos níveis de concentração e foco, ao mesmo tempo em que paramos de pensar excessivamente em nós mesmos.

Segundo os pesquisadores, o Tetris pode ser uma opção benéfica para aqueles que estão angustiados, esperando por notícias impactantes e ansiosos de maneira geral.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como o estudo foi feito

Kate Sweeny, psicóloga na Universidade da California, se juntou a outros pesquisadores e reuniu 300 estudantes, informando que eles teriam sua aparência julgada pelos colegas de classe.

"Isto é um ato cruel, entretanto, é uma forma eficaz de estressar as pessoas", diz Sweeny em entrevista ao Npr.org. Enquanto os participantes esperavam pelo resultado de seus níveis de beleza, os pesquisadores disseram para eles jogarem Tetris.

Resultados

No final da experiência, todos que jogaram o jogo tiveram suas preocupações reduzidas. Mas quem jogou no modo "clássico", que não é extremamente fácil ou difícil, teve um grande aumento de sentimentos positivos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com isso, os pesquisadores reiteram que precisamos entrar periodicamente no estado de fluxo para cultivar o bem-estar e diminuir o estresse. E Tetris não é a única maneira de fazer isso. Você pode jogar outros jogos.

Elizabeth Dunn, psicóloga na University of British Columbia, afirma que qualquer atividade que nos prenda a atenção é o suficiente para trazer felicidade. Se quiser se afastar das tecnologias, é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta ou qualquer outra prática que te tire do momento.