PUBLICIDADE

Cabelo branco causado por estresse pode retomar cor original

Estudo da Columbia University, nos EUA, documentou casos de voluntários que recuperaram as cores dos fios

Não se trata de uma lenda: sofrer muito com pode, sim, acelerar o surgimento de cabelos brancos. Entretanto, para tentar entender melhor o impacto da tensão excessiva no organismo, um estudo publicado pela Universidade Columbia, em Nova York, acabou descobrindo que a cor dos fios grisalhos pode vir a ser recuperada.

De acordo com a pesquisa, o funcionamento das mitocôndrias (organelas que estão dentro de todas as células do corpo) é alterado quando o organismo é submetido a altos níveis de estresse. O resultado final, no caso dos cabelos, é a perda da coloração dos fios, ocasionado pela falta de melanina.

Ao reduzir os níveis de estresse, as mitocôndrias conseguiram voltar a funcionar normalmente. "Molecularmente, os cabelos brancos regulam positivamente as proteínas relacionadas ao metabolismo energético, mitocôndrias e defesas antioxidantes", explica o artigo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para chegar a essa informação, os pesquisadores analisaram as cores de cabelos de 14 voluntários, sendo sete homens e sete mulheres. ?Mostramos que é possível recuperar naturalmente a pigmentação dos cabelos em ambos os sexos e diferentes etnias?, destacam os especialistas por trás do estudo.

O estudo conseguiu quantificar casos em que a cor dos cabelos ressurgiu quando o estresse psicológico desapareceu. Um deles, inclusive, chamou muito a atenção dos cientistas: um homem recuperou a cor de cinco fios de cabelo após passar duas semanas de férias, segundo o artigo.

Estresse e envelhecimento precoce

Além dos fios brancos, outros fatores do envelhecimento precoce podem se manifestar em aspectos dermatológicos em decorrência do estresse e ansiedade. Rugas, linhas de expressão e queda de cabelo são alguns deles. "Em humanos, o estresse psicológico acelera o envelhecimento biológico medido pelo comprimento dos telômeros", destacam os cientistas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Apesar da descoberta, é importante pontuar que a herança genética também é um fator determinante ao se falar do surgimento de cabelos brancos. Caso um dos pais, ou os dois, tenham desenvolvido naturalmente cabelos brancos antes do tempo esperado, provavelmente, os filhos apresentarão o mesmo quadro.

Outro ponto analisado durante a pesquisa foi o aspecto das etnias dos voluntários. Isso porque o surgimento de cabelos brancos também está relacionado com o fator étnico. Por exemplo, os fios brancos aparecem mais cedo em indivíduos caucasianos. Já em orientais e negros, o processo é mais lento devido à maior quantidade de melanina presente no pigmento capilar.

Saiba mais: Cabelos brancos: em que idade devem aparecer

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)