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Olimpíadas: Simone Biles desiste de finais para cuidar da saúde mental

"Eu realmente sinto que, de vez em quando, tenho o peso do mundo nos meus ombros", desabafa a atleta. Entenda como o estresse afeta a saúde mental

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Atualizado em 28/07/2021

Considerada uma das maiores ginastas de todos os tempos, a norte-americana Simone Biles vive um dilema nas Olimpíadas de Tóquio. Depois de optar por não disputar a final por equipes para priorizar a saúde mental, a atleta também está fora da final individual. Biles é a atual campeã olímpica dessa prova e ainda não está decidido se ela disputa ou não as medalhas por aparelhos.

O anúncio da saída de Biles de mais uma disputa foi feito pela Federação Americana de Ginástica, em uma nota no Instagram. "Após avaliação médica adicional, Simone Biles foi retirada da final individual geral dos Jogos Olímpicos de Tóquio com o objetivo de focar em sua saúde mental. Simone continuará a ser avaliada diariamente para determinar se participará ou não das finais de eventos individuais da próxima semana", dizia o comunicado.

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Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A entidade também demonstrou todo suporte à atleta: "Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, porque ela é um exemplo para tantos".

Ao deixar a final por equipes, Biles desabafou sobre a dificuldade em lidar com momentos de pressão em sua conta no Instagram. "Não foi um dia fácil ou o meu melhor, mas consegui superá-lo. Eu realmente sinto que, de vez em quando, tenho o peso do mundo nos meus ombros. Eu sei que eu ignoro e faço parecer que a pressão não me afeta, mas às vezes é difícil".

Aos 24 anos, a ginasta recebeu o apoio de celebridades e fãs, que elogiaram e incentivaram sua decisão.

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Como lidar com a pressão e o estresse?

Em diferentes ambientes, seja no trabalho ou na escola, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações de limite que podem ser ocasionados por influências externas e, até mesmo, internas.

"Existem pessoas detalhistas, perfeccionistas e que não lidam bem com erros, julgamentos e comentários alheios ou falhas, que costumam viver em constante cobrança consigo mesmas. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de estresse e cansaço na vida da pessoa", contou a psicóloga Milena Gonçalves Lhano, em entrevista prévia ao Minha Vida.

Para lidar com essas situações da melhor forma possível, a especialista listou algumas dicas que ajudam durante momentos de pressão:

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1- Cuidado com cobranças excessivas: fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante muita cobrança, você poderá sentir desânimo, falta de força e de estímulo para cumprir o que foi delegado.

2- Evite idealizar soluções: diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Ao ficar idealizando soluções, você pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação.

3- Analise a importância do outro: existem pessoas que sempre têm atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e se estressar com o que foi dito. Pense que naquele momento pode haver outras questões mais importantes para esquentar a cabeça do que um comentário maldoso.

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Confira outras formas de lidar com a pressão e o estresse.