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Alongamento na corrida e na caminhada: antes ou depois?

Fisioterapeuta revela o melhor momento para alongar na corrida ou na caminhada e explica a importância do alongamento

Alongamento deve ser feito antes ou depois? - Créditos: lzf/Shutterstock
Alongamento deve ser feito antes ou depois? - Créditos: lzf/Shutterstock

Na hora de iniciar uma atividade física, muitas pessoas ficam na dúvida se devem alongar antes ou depois de realizar a corrida/caminhada. E de fato, essa dúvida ronda a cabeça porque não existe um consenso e muitos ainda confundem alongamento com aquecimento.

Eu, por exemplo, acredito que não haja necessidade extrema de realizar o alongamento antes da atividade física. Mas ressalto que alongamentos leves, aqueles que simplesmente ajudam a sentir a musculatura mais relaxada, costuma trazer benefícios. Principalmente, em corredores de provas longas, como maratonas, por exemplo.

Importância de alongar

Tecnicamente, ele é o afastamento de um ponto do músculo em relação ao outro (origem e inserção). Ou seja, é quando momentaneamente aumentamos o tamanho do músculo que está sendo alongado.

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Isso acontece devido ao estiramento que provocamos e, por isso, ajuda a evitar a fadiga tardia. Outro ponto importante é que com a musculatura relaxada, a probabilidade de haver compensações na mecânica da corrida são menores.

Já após a prática dos exercícios físicos, o alongamento auxilia no relaxamento muscular, podendo gerar bem-estar. Afinal, iremos manter os músculos bem alongados, auxiliando na boa manutenção da mobilidade do corpo e principalmente no gesto esportivo da corrida.

Existem diferentes tipos de alongamento, mas o alongamento estático acaba sendo o mais conhecido e mais praticado. Podemos destacar o alongamento do panturrilha (batata da perna), relaxando-a na beira de um degrau.

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Também sugiro puxar a perna para trás, dobrando o joelho de modo a levar o calcanhar até o glúteo e, por fim, com a perna esticada em algum apoio, dobrar o tronco para frente, esticando a parte posterior da perna.

Além disso, é importante destacar que, durante a fase de treinos, é importante ter um espaço para o trabalho de alongamento e exercícios de mobilidade como forma de prevenção. Afinal, alongamento é diferente de aquecimento e ambos precisam ser executados com qualidade.

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