Conheça três benefícios do pilates para a coluna

Prática é capaz de corrigir a postura, melhorar a flexibilidade e reduzir as dores nas costas

Se você tem alguma patologia na coluna e está preocupado em mantê-la saudável, reduzindo as dores e até mesmo visando reverter o quadro, talvez o pilates seja a solução para esse problema. Para quem não sabe, a técnica envolve uma metodologia de exercícios focada principalmente nos músculos posturais, responsáveis pelo equilíbrio, manutenção das cargas do corpo e pela estabilidade da coluna.

Isso significa que o pilates, realmente, tem como foco manter a sua coluna em um perfeito alinhamento anatômico, enquanto trabalha no fortalecimento dos músculos. De maneira resumida, quando o núcleo é forte e o alinhamento está correto, há menos chances de lesão por disfunção ou restrição articular.

Benefícios do pilates para coluna

Corrige a postura

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Assim, esta prática tem como objetivo manter você e a sua coluna saudáveis, funcionando da melhor maneira possível. Alguns até dizem que o pilates "faz crescer" - mas, na verdade, quando corrigimos a postura, automaticamente a pessoa fica mais ereta, parecendo estar mais alta.

Melhora a flexibilidade e o equilíbrio

A atividade também tem o grande efeito colateral de melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. Pessoas que sofrem de hérnia de disco, escoliose, distensões, entorses, osteoartrite e outras condições crônicas enxergam a prática do pilates como uma atividade básica para lidar com a dor. Ele ajuda a resolver o desequilíbrio muscular subjacente que, em última análise, leva à dor nas costas.

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Reduz e previne as dores

A dor mecânica é facilmente tratada pelo pilates ou mesmo prevenida com um programa de exercícios, indicado e executado por profissionais de fisioterapia. Pessoas com dores nas costas decorrentes de movimentos excessivos também se beneficiam muito com essa prática, pois ela oferece uma melhor estabilização da coluna, reduzindo os sintomas e prevenindo a progressão desse incômodo.

Cuidados ao praticar pilates

É importante reforçar que os pacientes que sentem dor nas costas devem tomar alguns cuidados especiais ao iniciar a prática - já que o exercício tem como objetivo melhorar o quadro e não piorar ou trazer outros problemas. Logo, é preciso ter algumas coisas em mente antes de começar.

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Primeiro, antes de começar a praticar o pilates, deve-se fazer uma avaliação com o médico ou fisioterapeuta. Isso serve para saber se o método é indicado para você, se irá te ajudar no seu problema e também se não existe nenhuma contra indicação para a sua realização. Depois, é fundamental verificar se o local e os instrutores do studio que você escolheu são capacitados para esse método.

É importante ressaltar que, embora o pilates ofereça inúmeros benefícios para a coluna, os resultados não aparecem do dia para a noite. Existe a necessidade de um treinamento contínuo, por certo período de tempo, para que os benefícios comecem a aparecer.

Por isso, o pilates, como todo programa de exercícios, não é uma técnica milagrosa ou um método que vai resolver todos os seus problemas. Ele pode, sim, te ajudar e muito, mas exige dedicação e constância.

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