1 pessoa perguntou:

Se cigarro é prejudicial por que alguém que fuma a 56 anos, se alimenta mal, é sedentário e esquizofrênico, não tem doenças ligada ao fumo?

  • Respondido em 06/07/2015
    Dr. Ivan Mario Braun Psiquiatria - CRM 57449/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Os prejuízos causados pelo fumo, incluindo o cigarro, estão mais do que comprovados. Entretanto, não são todas as pessoas que fumam que vão ter prejuízos, assim como nem todo mundo que atravessa uma rua de olhos fechados vai ser atropelado.

    Além disto, os prejuízos do cigarro vão se estabelecendo aos poucos e, muitas vezes, as pessoas demoram anos ou mesmo décadas para seus problemas se tornarem visíveis. Nestes casos, muitas vezes, não há mais reversão, como ocorre, por exemplo, no enfisema, onde as pessoas desenvolvem problemas pulmonares que não podem ser curados e correm o risco de morrer asfixiadas.

    Esquizofrênicos fumam com uma frequência maior que outras pessoas, possivelmente para aumentar a atividade de uma substância chamada dopamina, cuja atividade pode estar baixa em certas fases da esquizofrenia ou como consequência do uso de medicações. Em consequência disto, esquizofrênicos apresentam muito mais problemas devidos ao tabagismo que as outras pessoas.

    Assim, no caso de alguém fumar há 56 anos, se alimentar mal, ser sedentário e esquizofrênico, ou tem muita sorte ou ainda não percebeu que está morrendo aos poucos.

    PUBLICIDADE