Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O sistema imunológico é responsável por proteger nosso organismo de diversas doenças. Diferentes partes do corpo trabalham em conjunto para garantir que bactérias, fungos e vírus não causem danos, combatendo esses invasores e mantendo a saúde em dia.
Porém, devido a uma série de circunstâncias, é possível que ocorra uma queda na imunidade do corpo - o que pode ser decorrente de fatores psicológicos, como estresse e ansiedade, ou de alguns problemas e condições, como diabetes e HIV.
A imunidade baixa, além de colocar a saúde em risco, pode interferir nas tarefas do dia a dia, já que um dos seus sintomas é a fraqueza corporal. Porém, junto com check-ups médicos frequentes, uma alimentação equilibrada e uma boa noite de sono, o sistema imunológico também pode ser fortalecido através do yoga.
"O estresse é um dos principais inimigos da nossa imunidade, fazendo com que nossa mente e sentidos fiquem fracos. O yoga, por outro lado, leva a um estado mental positivo que promove saúde mental e também física", explica a influencer e professora de yoga Priscilla Leite.
Portanto, acrescentar essa prática no dia a dia pode ser uma das maneiras de preservar a saúde do organismo. De acordo com a especialista, algumas posições ajudam o sistema digestivo e respiratório a acelerarem suas funções, otimizando o desempenho dos mesmos e fortalecendo a imunidade do corpo.
Confira a seguir 5 posturas de yoga indicadas por Priscilla Leite para ajudar o sistema imunológico:
1- Postura da criança
Em um tapete de yoga, sente-se sobre os joelhos e separe-os em uma distância maior que a dos quadris. Direcione o corpo lentamente para frente, até encostar a testa no tapete, gerando um alongamento nas costas e nos quadris. "A intenção é que o aluno relaxe profundamente e se conecte com sua respiração, pois ela é aliada no equilíbrio do sistema nervoso", conta a professora.
2- Postura do cachorro olhando para baixo
No tapete de yoga, fique em uma posição de quatro apoios e posicione as bolas dos pés no chão. Espalhe bem os dedos das mãos e eleve os glúteos para cima e para trás, mantendo os joelhos dobrados para alongar a coluna. De acordo com Priscilla, essa postura auxilia o sistema nervoso, a circulação sanguínea e o processo de aumento da imunidade.
3- Torção deitada
Deite-se sobre o tapete e traga os joelhos em direção ao peito, abraçando-os. Balance-os de um lado para o outro. Abra os braços e leve os dois joelhos para a direita e fique nessa postura por até um minuto. Estique uma das pernas, se preferir, e depois repita o movimento para o lado contrário.
"Essa postura é excelente para as costas e também para a digestão, que está intimamente ligada ao sistema imunológico. Além disso, ela ajuda a massagear os órgãos internos e precisa ser iniciada primeiramente pelo lado direito, que é a direção do intestino", explica a especialista.
Saiba mais: Magnen B6 (comprimido): para que serve
4- Postura do arado
Deite-se sobre o tapete e levante as pernas para o alto. Caso haja dificuldade, é possível apoiá-las em uma parede. Caso você se sinta desconfortável com essa postura, otimize-a colocando os pés no chão e levantando os quadris, apoiando as mãos e cotovelos embaixo deles. Nesse movimento, o fluxo de sangue é revertido dos pés em direção aos órgãos internos.
5- Postura do peixe
Com os quadris no chão, coloque os braços e as mãos embaixo dos quadris e estique as pernas, espalhando os dedos dos pés. Após isso, levante o peito e coloque o topo da cabeça no chão. Você sentirá o alongamento na garganta e no peito. "Essa postura ajuda muito aqueles que possuem dificuldades para respirar", finaliza Priscilla.
Veja mais sobre yoga
Yoga para iniciantes: 6 dicas para quem deseja praticar
16 posições de yoga fáceis e para iniciantes: aprenda
Yoga para dormir melhor: posições e por que funciona