Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), a psicóloga Lala Fonseca também se formou em Psicofarmacologia...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iPor mais pontual que você seja, imprevistos acontecem e atrasar de vez em quando é normal. Mas, a partir do momento que a falta de pontualidade começa a atrapalhar a sua rotina, é preciso reavaliar a situação.
Apesar de não haver uma causa definida, alguns fatores podem explicar a falta de pontualidade. Eles incluem:
1. Excesso de otimismo
O excesso de otimismo pode ser um fator que leva ao atraso, justamente pela pessoa acreditar que tudo sempre vai dar certo. “Lidar com o fato de que nem sempre será possível é a melhor forma para não perdermos o que é uma prioridade ou importante”, aconselha a psicóloga e terapeuta cognitiva comportamental Lala Fonseca.
2. Estar sob pressão
Muitas pessoas precisam de uma “dose” de adrenalina extra. Ou seja, estar sob pressão, na última hora, pode aumentar a adrenalina, o que gera uma sensação de prazer seguida de um relaxamento. E chegar em cima da hora pode causar isso.
3. Procrastinar
Algumas vezes, as pessoas costumam procrastinar e deixam as coisas para a última hora para assim terem a “justificativa” de poderem falhar pela falta de tempo.
4. Dificuldade em filtrar o que drena o seu tempo
Para a psicóloga, os pequenos imprevistos, muitas vezes, são responsáveis pelos nossos atrasos. “Nesse caso, a necessidade é aprender a priorizar. Independente de ser ‘rapidinho’, não deixe para depois o que você precisa fazer”, explica a profissional.
5. Ansiedade
Para a especialista, pessoas ansiosas ficam exaustas mentalmente. Ao pensarem em várias atividades que necessitam fazer, acabam imobilizadas, sem realizar nenhuma - e é aí que o atraso acontece.
6. Dificuldade em focar
A dificuldade em focar no que você está fazendo, inevitavelmente, resulta em atraso. Muitas vezes, esse é o caso da pessoa que costuma iniciar várias atividades sem concluí-las.
Atraso crônico pode ser um sintoma de TDAH?
De acordo com Lala, pessoas que possuem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) têm mais dificuldade em resistir às distrações. “Além disso, o esquecimento e a dificuldade na percepção da passagem do tempo são sintomas relacionados ao TDAH desatento e aos atrasos”, informa a especialista.
Como melhorar a pontualidade?
Veja algumas ideias que sugerem uma melhor administração do tempo e que podem ajudar na sua pontualidade:
- Estudar a fundo técnicas de administração do tempo;
- Auto-observação constante;
- Usar aplicativos e acessórios que ajudem a organizar o tempo, como agendas;
- Dizer não a compromissos que você não dará conta, sendo sincero com você mesmo.