Nutricionista e farmacêutica, pós graduada em Terapias Integrativas, especializada em modulação intestinal, psiquiatria...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Você é uma das pessoas que não consegue iniciar o dia sem antes tomar uma xícara de café? Conhecida por fornecer energia, a bebida é fonte de cafeína, substância rica em propriedades estimulantes que atua diretamente em nosso sistema nervoso central deixando o cérebro em estado de alerta.
Em alguns casos, o consumo de cafeína acaba provocando sintomas indesejados, como nervosismo e dificuldade para dormir, fazendo com que algumas pessoas optem por abandonar a ingestão de café. Mas, como o corpo reage quando deixamos de consumir café diariamente? Entenda!
O que acontece com o corpo quando paramos de tomar café todos os dias?
De acordo com Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo Ideais, o corpo passa por um processo de adaptação à ausência da cafeína. Entre os fenômenos que podem ocorrer estão:
Fadiga e sonolência
Sem o estimulante, receptores de adenosina – antes bloqueados pela cafeína – voltam a funcionar, aumentando sensações de relaxamento e cansaço. “Quando paramos de tomar, a adenosina volta a se ligar aos receptores, que irão se acumular, causando o cansaço e sonolência. O mesmo acontece com o excesso de cafeína, pois gera um ciclo vicioso”, explica a especialista.
Saiba mais: Café solúvel NÃO é a mesma coisa que o coado e pode fazer muito mal: entenda
Dificuldade de concentração
Ao interromper o consumo diário de cafeína pode haver dificuldade de concentração, já que a substância bloqueia a adenosina, neurotransmissor que causa a sensação de cansaço, e estimula a produção de dopamina.
“[Além de] interferir diretamente na diminuição da ativação do córtex pré frontal, parte do cérebro responsável pelas funções cognitivas, como concentração e atenção, com isso, temos lentidão, falta de foco, lapsos de atenção”, destaca Dias.
Dor de cabeça
Ao interromper o consumo diário de café, os vasos sanguíneos podem se dilatar e provocar episódios de dor de cabeça. Além disso, a ausência de cafeína – que é uma substância com propriedades analgésicas naturais – deixa o corpo com uma maior percepção da dor.
Irritabilidade
Ao deixar de consumir café diariamente, é possível sofrer alterações de humor, como ansiedade e irritabilidade. “Isso ocorre devido à dilatação dos vasos sanguíneos, associada à dor de cabeça e ao mal-estar, que pode contribuir para a irritação. O desconforto físico, como dores de cabeça e cansaço, tem um impacto direto no humor, fazendo com que a pessoa se sinta mais estressada ou irritada”, esclarece Verônica.
Problemas digestivos
O café possui propriedades laxativas que estimulam o processo digestivo. Com a interrupção do consumo, o trânsito intestinal pode ficar mais lento, provocando constipação e uma digestão mais lenta.
Saiba mais: 9 substitutos do café e por que você deve prová-los
Qual a melhor forma de parar o consumo de café?
A nutricionista aconselha que a interrupção do consumo de café seja feita de forma gradual, para evitar o aparecimento de sintomas indesejados. Entre as estratégias sugeridas pela especialista estão:
- Reduzir a quantidade de xícaras ao longo dos dias
- Substituir o café por versões com menos quantidade de cafeína ou descafeinado, bebidas quentes ou chás
- Aumentar o intervalo entre as doses