
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

Se você é fã de abacate — seja em torradas, saladas ou em receitas doces — provavelmente já enfrentou o mesmo problema: você corta a fruta, usa apenas parte da polpa e o que sobra acaba estragando em questão de horas. Já aconteceu com você?
A polpa do abacate oxida rapidamente quando exposta ao ar, resultando naquela cor marrom nada apetitosa e muitas vezes desperdiçando frutas que não são exatamente baratas. Mas não se preocupe, há uma solução simples, ecológica e altamente eficaz para evitar que isso aconteça.
Leia também: Quanto tempo cada comida dura na geladeira? A resposta pode te surpreender
O truque que você precisa para conservar o abacate por até 3 dias
Muitas pessoas acreditam que basta colocar o abacate na geladeira para mantê-lo fresco. Alguns até recorrem ao clássico papel filme ou embrulham em jornal, mas esses métodos nem sempre são os mais eficazes — e, no caso do plástico, também não são muito sustentáveis.
Aqui vai um truque caseiro, barato e muito mais ecológico: em vez de cobrir o abacate com plástico ou papel, o ideal é colocar um papel-toalha levemente umedecida diretamente sobre a parte exposta da polpa.
Este papel deve ficar em contato direto com a superfície do abacate para evitar que o oxigênio o atinja. Em seguida, coloque o abacate em um recipiente hermético e guarde-o na seção de vegetais da geladeira. Dessa forma, você pode conservar a fruta por até três dias sem que ela oxide, escureça ou apodreça.
Se você não tiver um recipiente fechado, o truque do papel-toalha úmido também é útil. Apenas se certifique de manter o papel levemente úmido, mas não encharcado. Você pode verificá-lo todos os dias e umedecê-lo um pouco mais, se necessário. O importante é que o papel forme uma barreira protetora contra o ar.
É rápido e fácil de aplicar. Então agora você já sabe: da próxima vez que usar apenas metade de um abacate, guarde a outra metade com esta dica. Seu abacate vai agradecer.
Leia também: Se você tem cascas de abacate, você tem um tesouro: 5 maneiras de reutilizá-las em casa