
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

É possível ser feliz com o trabalho sem, necessariamente, sentir felicidade todos os dias. Sentir bem-estar na rotina profissional e vivenciar momentos de felicidade não significa que todos os dias serão felizes — e tudo bem.
Isso se relaciona com o fato de que a felicidade é um conceito complexo. Por isso, é mais adequado falar em bem-estar — um estado duradouro que inclui momentos de felicidade — do que em felicidade, entendida apenas como uma emoção passageira.
Quando o assunto é promover bem-estar, felicidade e tranquilidade no trabalho, uma referência é a psicóloga Cortney S. Warren, formada pela Universidade de Harvard. Em um artigo para a CNBC, a especialista explicou que uma das melhores formas de lidar com fatores estressantes no trabalho é “estabelecer limites saudáveis”, pois eles são “fundamentais para a saúde mental e para o alívio do estresse”.
Com os limites, definimos quem somos, como queremos ser tratados e até onde estamos dispostos a ir — e, no trabalho, isso é fundamental. No caso dela, foi quase uma necessidade estabelecer esses limites de forma clara, pois o trabalho estava afetando sua saúde mental. Desde então, diz ela, está mais feliz.
Confira as frases propostas pela especialista de Harvard que a auxiliaram a alcançar esse resultado.
1. “Preciso de ajuda”
Já mencionamos que pedir conselho faz com que os outros te vejam como mais inteligente. O mesmo acontece quando pedimos ajuda para uma tarefa que nos supera, porque isso não só é razoável e justificado, como também demonstra o comprometimento com o projeto: você pede ajuda para que ele seja concluído porque está realmente comprometida.
Não tenha medo de pedir ajuda quando faltar tempo ou até mesmo quando não tiver o conhecimento necessário para realizar a tarefa. Assim, você pode aprender algo novo e ampliar seu desenvolvimento pessoal.
2. “Não estou disponível”
O fato de trabalhar em home office fazia com que Cortney pensasse que precisava estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana — mas não é assim. Todos os trabalhadores têm direito ao descanso, e saber disso e comunicar é uma forma de reduzir os níveis de estresse.
Responder e-mails durante as férias, atender ligações nos dias de folga ou realizar tarefas fora do horário de trabalho transmite às pessoas ao redor a mensagem de que estamos sempre disponíveis. Warren explica que “estabelecer o limite de que haverá momentos em que você não estará disponível, porque outros aspectos da sua vida terão prioridade, é fundamental para o autocuidado”.
3. “Preciso de mais tempo”
A psicóloga tinha a tendência de dizer “sim” para tudo, até para prazos impossíveis que a obrigavam a trabalhar fora do horário para cumprir. Hoje, já está acostumada a pedir mais tempo quando a tarefa é grande — e faz isso antes mesmo de começar.
Você conhece seu ritmo de trabalho, então estabelecer prazos razoáveis que se encaixem nele não é difícil. Segundo a especialista, esse limite “define a expectativa de que ambos estão dispostos a fazer o que é necessário, e que o tempo adequado é fundamental para fazer bem feito”.
4. “Isso não parece justo”
Sempre que essa comunicação for feita com respeito, não há motivo para afetar nosso trabalho — muito pelo contrário. Segundo a especialista, “quando uma política ou situação não parece estar sendo tratada de forma ética, comunicar diretamente sua experiência não só esclarece sua perspectiva sobre a injustiça, mas também cria um mecanismo para a mudança”.
Com essa frase, garantimos que nossos valores sejam conhecidos e nos mostramos como pessoas autênticas e firmes em nossas convicções.
5. “Tenho uma sugestão”
Muitas vezes, temos medo de expressar o que pensamos porque tememos ser julgados. No entanto, quando temos confiança suficiente em nós mesmos, esse medo desaparece.
Dar sua opinião e sugerir uma estratégia alternativa também é uma forma de estabelecer limites. Você está comunicando que não gosta da forma como uma situação está sendo conduzida, mas de maneira proativa, ao oferecer uma possível solução.
6. “Me sinto pouco valorizado”
Como Arthur Brooks explica em seu livro “Construye La Vida Que Anhelas: El Arte Y La Ciencia de Ser Más Feliz”, para ser feliz no trabalho precisamos nos sentir úteis e ter nossos esforços reconhecidos.
O estresse no trabalho aumenta, segundo Warren, quando o esforço parece passar despercebido, sem reconhecimento ou apreço. Por isso, repetir essa frase pode ser importante sempre que você se sentir assim.
7. “Fale comigo com respeito, por favor”
Trabalhar com alguém ou para alguém não dá o direito de essa pessoa falar com você como quiser. Esse tipo de situação não ocorre apenas em casos de bossing; pode acontecer em qualquer contexto, e é importante estabelecer esse limite o quanto antes para evitar problemas maiores. Na comunicação, seja qual for o ambiente, o respeito deve sempre prevalecer.
Se isso for difícil para você, existe um truque para responder a uma falta de respeito no trabalho, segundo a especialista em comunicação Aurora Michavila, autora do livro “Supercomunicadores: Habla claro, defiende tus ideas y sé siempre tú”. O segredo é parar, respirar e analisar a situação antes de agir, e então usar uma frase para reafirmar o que foi dito. Por exemplo: “Me parece ter entendido que você está dizendo que sou incompetente, é isso mesmo?”
Essa resposta força a outra pessoa a refletir sobre o que disse e a lhe dar uma resposta, fazendo com que perceba o erro, mas sempre dentro do respeito.