
Médico e professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)....
i
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

É comum que o banho venha logo depois da academia — afinal, além de refrescar, ele ajuda a acabar o suor e nos livrar da sensação de cansaço. Mas e se o chuveiro viesse antes do exercício?
Embora menos habitual, essa prática também pode trazer benefícios, dependendo do tipo de banho escolhido e dos objetivos de quem treina. Entenda como o momento certo de tomar banho pode fazer diferença nos seus resultados.
Saiba mais: Médico revela quantidade ideal de banhos por semana para quem tem mais 60 anos e faz um alerta
Banho antes do treino
Ainda que não seja tão frequente, o banho pré-treino pode influenciar no desempenho na atividade física. De acordo com um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, o banho frio, especialmente antes dos exercícios de cardio, pode aumentar a tolerância do corpo a esforços prolongados e de maior intensidade.
Já o banho quente, especialmente pela manhã, pode funcionar como um pré-treino. Ao elevar a temperatura corporal e estimular a circulação, ele ajuda a despertar o corpo e a relaxar os músculos rígidos.
Banho após o treino
O banho logo após a academia é o habito mais comum entre os praticantes de atividade física. Mas o que poucos sabem é que além de essencial para a higiene, o banho depois do treino também favorece a recuperação muscular.
“Passar um tempo embaixo da água morna relaxa os músculos, que estavam sendo exigidos num nível mais alto”, explicou o médico especialista em ortopedia e traumatologia, Moises Cohen em entrevista prévia ao MinhaVida.
Segundo um artigo divulgado no North American Journal of Medical Sciences, o banho quente ajuda a aliviar músculos tensos ou doloridos, além de estimular a dilatação dos vasos sanguíneos e consequentemente o transporte de oxigênio, promovendo uma recuperação mais rápida.
No entanto, o banho não teve ser tomado imediatamente após as atividades. Segundo o especialista, o é ideal aguardar de 10 a 15 minutos antes de entrar no chuveiro, permitindo que o metabolismo desacelere e que o processo de sudorese acabe.
Saiba mais: Isso é o que acontece com a sua pele quando você toma banho quente todos os dias