Como é a angústia do abandono em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline?

Prof. Dr. Mario Louzã, médico psiquiatra, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez R...
i
Pessoas com transtorno de personalidade borderline têm uma angústia intensa diante da possibilidade (real ou imaginária) de ser rejeitado ou abandonado. Nessa situação muito frequentemente têm perda do controle e agem impulsivamente, podem provocar acidentes, lesões em si mesmas ou fazem tentativas de suicídio.
Existe uma maneira de nos prepararmos para possíveis decepções, sem nos tornarmos pessimistas?
A forma de se preparar para as decepções é compreender que elas fazem parte da vida, e ter bem claro que assim como temos expectativas e nos decepcionamos com os outros, vamos acabar decepcionando pessoas que colocaram suas expectativas em nós.
Por que criamos expectativas que não correspondem a realidade, e consequentemente nos decepcionamos?
Pode ser por dificuldade em enxergar a realidade como ela é, aceitar as diferenças, ou então ter um alto nível de exigência.
Quais as consequências de não superarmos uma decepção?
A consequência pode ser passar anos da vida sentindo a dor de algo que não se realizou, e que talvez não se realizará. Sofremos anos pela falta e deixamos passar as outras coisas boas da vida. Lidar com a falta é extremamente difícil, e encarar a de...
[ Continuar lendo ]