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    Tenho Hipotireoidismo, quais os alimentos indicados para consumir?

    Especialista consultado Dra. Tamara Mazaracki Nutrologia CRM 52301716/RJ

    Sou formada em Medicina pela UNIRIO desde 1977. Minha especialidade é Nutrologia e tenho pós-graduação em Ortomolecular....

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    Respondido em 17 de novembro de 2014

    Nutrir a tireoide é fundamental. Muitos alimentos ajudam a melhorar a função desta glândula que comanda o nosso metabolismo. Outros podem interferir negativamente, os chamados alimentos bociogênicos (que dão bócio), eles alteram a captação de iodo pela tireoide. Alguns minerais são essenciais no funcionamento da tireoide: iodo, selênio, zinco, cobre, manganês e ferro. Dentre as vitaminas, a tireoide precisa de complexo B, C, D, A e E. Ácidos graxos como o ômega-3 e triglicerídios de cadeia média também fazem parte do programa de nutrição da tireoide. E dentre as proteínas, é importante consumir as que são fonte de tirosina, um aminoácido que adicionado de iodo resulta nos preciosos hormônios tireoidianos.

    Fontes de nutrientes pró-tireoide:
    Iodo – todas as algas, peixes e frutos do mar (salmão, sardinha, ostra, marisco, camarão), cranberry, sal iodado. Em menor quantidade o iodo está presente nos ovos, aspargos, cogumelos, espinafre, gergelim, alho, couve, abobrinha.
    Selênio – castanha do Brasil (ou do Pará), atum, carne vermelha e vísceras, cogumelos, sementes de girassol, linhaça.
    Zinco – ostra, sardinha, carne vermelha, cordeiro, peru, ervilha, semente de girassol, castanha do Brasil, amêndoa, noz, gengibre.
    Cobre – carne, ostra, siri, cogumelo, chocolate escuro, tomate, nozes em geral e feijões.
    Ferro – carne vermelha e vísceras, ostra, semente de abóbora, feijão preto, melado, lentilha, espinafre.
    Manganês – abacaxi, semente de abóbora, linhaça, chia, tahini, nozes em geral, chocolate escuro, frutos do mar, grão de bico, quiabo, palmito.
    Vitamina A – batata doce, cenoura, abóbora, couve, espinafre, melão, manga, mamão, brócolis, fígado, alface.
    Vitamina C – frutas cítricas, goiaba, kiwi, pimentão, morango, brócolis e couve-flor, folhas verdes.
    Vitamina E – amêndoa, semente de girassol, amendoim, azeite de dendê, abacate, feijões, aspargo, verduras folhosas.
    Complexo B – levedo de cerveja, ovo, vísceras, laticínios, nozes em geral, pão integral, arroz integral, frango, peixe, feijões, banana.
    Vitamina D (o sol é a melhor fonte) – ovo, laticínios, peixes e frutos do mar, cogumelos.
    Tirosina – algas, ovo, molho de soja, tofu, frango, peru, carne vermelha, pescados, queijo tipo cottage, amêndoa, amendoim, linhaça, semente de abóbora, gergelim, amêndoa de cacau (nibs), feijões, folhas verdes.
    Ômega-3 – sardinha, salmão, cavala, hadoque, chia, linhaça.
    Triglicerídio de cadeia média – a melhor fonte é o óleo de coco, um alimento essencial para turbinar a tireoide.

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    Ameixas têm boa quantidade de fibras e são úteis ao intestino.O adequado é ingerir,aproximadamente,6 por dia,que corresponde a 5 gramas de fibras,dos 20 gramas necessessários ao dia.

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    Depois que meu filho teve pneumonia,perdeu 06 kg,já levei ao pediatra e a nutricionista e até tomou vitaminas mas não engorda o que faço?

    converse com o pediatra dele a respeito. É a melhor pessoa para lhe dar as orientações necessárias.

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    A stevia pode apresentar efeitos colaterais e contraindicações?

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